Revista Carro
Desde janeiro, ao vender um veículo é preciso fazer o processo de transferência de propriedade de forma digital. Vale lembrar que o documento digital CRLV-e reúne, em um único documento, o Certificado de Registro de Veículo (CRV) e o Certificado de Licenciamento (CRLV).
Com o fim da impressão do documento de transferência em papel moeda (papel verde), o Detran.SP criou um vídeo explicativo com o passo a passo para realizar o procedimento. Agora, é necessário solicitar a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo em meio digital (ATPV-e).
Mas atenção: mesmo já tendo o documento do veículo digital, no caso de transferência realizada a partir de janeiro deste ano, é preciso entregar também o CRV impresso com reconhecimento de firma ou nota fiscal e decalque do chassi-veículo zero km no momento da compra e venda.
O motivo é que, até a entrega do documento físico, constará no cadastro do veículo um bloqueio administrativo até que o documento físico seja entregue ao Detran.SP. Com esse bloqueio, não será possível fazer uma nova transferência. A entrega do documento deve ser feita com agendamento prévio na opção “Retirada/Entrega de documentos-CRV”, disponível de forma online no portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e/ou do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br). (Revista Carro/Anamaria Rinaldi)