Auto Esporte
A Mercedes-Benz iniciou a pré-venda do GLA 200 AMG Line no Brasil. O modelo sai por R$ 325.900, um belo aumento de quase R$ 120 mil face o GLA 200 antigo, uma vez que o antecessor era vendido por valores a partir de R$ 207.900 – ainda havia a versão Advance (R$ 222.900). É acima até do GLA 250 Sport de primeira geração, que era comercializado até pouco tempo por R$ 297.900.
A desvalorização do real atrapalhou, mas já havia afetado a geração anterior. Há um ponto a ser destacado. É comum os Mercedes-Benz de lançamento serem mais caros do que os que virão posteriormente. Esperamos que outros GLA 200 mais simples não demorem a aparecer.
Para compensar em parte, o projeto é inteiramente novo. O desenho frontal aposta em faróis mais afilados, enquanto o perfil tem terceira janela para dar uma queda de teto mais esportiva. A traseira investe nas mesmas lanternas de LED horizontais dos Mercedes mais modernos. O pacote visual AMG Line inclui grade frontal cromada, para-choques esportivos, rodas AMG de 20 polegadas e bancos e outros detalhes esportivos no interior.
Da mesma maneira que os últimos carros da marca, o GLA 200 traz duas telas de 10 polegadas no painel, o que integra quadro de instrumentos e central multimídia em uma peça quase única. Há também o assistente virtual MBUX.
Dado o preço, o pacote de itens de série é bem completo. Há controle de cruzeiro adaptativo, assistente de ponto cego e de manutenção de faixa, sistema de baliza automática, câmera de ré, carregador de celular sem fio, faróis de LED e teto solar panorâmico.
O motor é o conhecido 1.3 turbo de 163 cv e 25,5 kgfm de torque. O câmbio de sete marchas é automático de dupla embreagem e a tração é dianteira. Segundo a Mercedes, o conjunto leva o GLA 200 de zero a 100 km/h em 8,7 segundos e a velocidade máxima é de 210 km/h. (Auto Esporte/Julio Cabral)