Portal Silvana Toazza
Num momento em que as empresas buscam matrizes energéticas mais sustentáveis e econômicas, a Marcopolo e a Scania unem seus potenciais na fabricação de carrocerias e chassis para fornecer o primeiro ônibus rodoviário movido a Gás Natural Veicular (GNV) para aplicações de fretamento no país.
Quem recebe a novidade é a Turis Silva, operadora de transporte da região Sul. O ônibus Marcopolo Paradiso 1050, com chassi K320 4×2, conta com soluções da plataforma BioSafe (para evitar propagação por coronavírus e outras doenças), como sanitário e sistema de ar-condicionado com lâmpadas UV-C para desinfecção dos ambientes; cortinas com material antimicrobiano e dispenser de álcool em gel na entrada da escada de acesso.
O veículo tem capacidade para transportar 44 passageiros em poltronas semi-leito e autonomia de cerca de 300 quilômetros.
“Com sistema de áudio e vídeo, o modelo se destaca pelo elevado padrão de conforto, comodidade e segurança que oferece para os usuários, além de menores custos operacional e de manutenção para o operador”, informou Leandro Sodré, gerente nacional de Vendas da Marcopolo.
O gerente de vendas de Ônibus da Scania no Brasil, Fábio D´Angelo, comemora a primeira versão rodoviária dedicada ao segmento de fretamento, como uma alternativa ao diesel:
“Assim como acontece com caminhões, os embarcadores vêm demandando soluções sustentáveis em sua cadeia logística. Os provedores de transporte estão sendo levados a comprar caminhões GNV e já existe esse movimento também para o transporte de fretamento”, explicou.
Além dos benefícios ambientais, o ônibus movido a GNV proporciona também economia no custo operacional, fomentando a demanda da utilização do combustível. O novo ônibus movido a Gás Natural Veicular recebeu modificações no projeto da carroceria para instalação dos cilindros de gás entre as longarinas do chassi (abaixo do assoalho). (Portal Silvana Toazza)