Mídia Truck Brasil
Scania recebeu permissão da Agência de Transporte Sueca para testar caminhões autônomos na autoestrada E4 entre Södertälje e Jönköping. Os testes ocorrerão em colaboração com a TuSimple, que é líder no desenvolvimento de veículos autônomos e um parceiro fundamental no investimento da Scania e do grupo TRATON neste campo.
Os caminhões entrarão em serviço comercial através de uma transportadora da própria Scania, a Scania Transport Laboratory e serão carregados com mercadorias para as operações de produção da montadora. Os testes abrangerão a tecnologia de acordo com o nível 4 da escala SAE de 5 pontos para veículos autônomos, o que significa que os caminhões são dirigidos de forma autônoma, mas por razões de segurança são supervisionados por um motorista. Um engenheiro de teste também estará a bordo durante os testes da Scania com a tarefa de monitorar e verificar as informações que são transmitidas ao caminhão pelos sensores que permitem a direção autônoma.
Tanto nos Estados Unidos quanto na China, já estão em andamento testes de caminhões de acordo com o Nível 4 em vias públicas, mas, pelo que sei, a Scania é a primeira na Europa a testar a tecnologia em uma rodovia e com carga útil”, diz Hans Nordin, quem é responsável pelo projeto Hub2hub.
Ainda neste ano, a Scania planeja expandir os testes para cobrir toda a rota entre Södertälje e Helsingborg.
“Nos próximos anos, também esperamos poder testar a tecnologia em outros países europeus e na China”, diz Nordin.
A Scania tem testado caminhões autônomos para transporte de mineração na Austrália desde 2017.
“A experiência adquirida com esses testes mostra que os veículos autônomos podem se tornar realidade em poucos anos para o transporte em áreas fechadas como minas e terminais”, diz Nordin.
De acordo com Nordin, o chamado transporte Hub2hub – dirigir na rodovia entre os centros de recarga – é o primeiro tipo de transporte em vias públicas onde os caminhões autônomos podem se tornar uma realidade.
“Avançamos tanto no desenvolvimento de veículos autônomos que a tecnologia pode estar pronta para ser introduzida no mercado já nos próximos cinco anos para esse tipo de transporte. No entanto, levará mais tempo para que os veículos autônomos para condução em estradas com tráfego de mão dupla e em ambientes urbanos se tornem uma realidade”, conclui Nordin.
O parceiro da Scania, TuSimple – com sede em San Diego, EUA, e instalações em Tucson, Xangai e Pequim – desde a sua fundação em 2015, realizou milhões de quilômetros de testes em rodovias para desenvolver a tecnologia de autodirecionamento para automação nível 4. A empresa é hoje considerada líder na área. (Mídia Truck Brasil)