Oficina especializada cobra 50% menos

Jornal do Carro 

 

No Brasil, há mais de 123 mil oficinas independentes, segundo dados do Sindirepa, o sindicato das reparadoras. Embora também não sejam de concessionárias, há as especializadas em marcas e/ou modelos específicos, como Chrysler, Dodge e Jeep, Land Rover, Mercedes-Benz e Porsche. Em comum, atendem carros fora da garantia, mas cujos donos não abrem mão do serviço de especialistas e querem fugir dos preços das autorizadas. Nelas, o conserto é até 60% mais em conta que nas concessionárias e o atendimento costuma ser personalizado – fala- se diretamente com quem fará o conserto.

 

É o caso da Oficina do Italiano, que repara carros da Mercedes-Benz há 50 anos – e deve continuar ativa por muito tempo. Isso porque, com 12 anos, Michel, neto do napolitano Antonio Petriccione, fundador da empresa, já pode ser visto no galpão na zona norte de São Paulo.

 

Lá, os preços são, em média, 40% menores que em concessionárias, segundo Fábio Petriccione, pai do Michel e filho do “seu” Antonio, com quem trabalha há 33 anos – ele tem 43.

 

Formação na fábrica. Fábio tem no currículo dezenas de cursos feitos na própria Mercedes. “Esses treinamentos são para o pessoal das oficinas das autorizadas”, diz o mecânico.

 

Os clientes são donos de modelos fora da garantia. “Na concessionária, uma revisão básica não sai por menos de R$ 2,4 mil. Aqui, cobramos R$ 1.500.” A hora da mão de obra custa R$ 250 para mecânica e R$ 280 no caso da eletrônica. O diagnóstico eletrônico sai por R$ 450.

 

Fábio diz que também consegue peças mais baratas. “Além de ter descontos na rede Mercedes, trago itens dos Estados Unidos, Uruguai e até do Líbano.”

 

A ligação dos Petriccione com a Mercedes começou em 1971, quando “seu” Antonio abriu a primeira oficina – batizada com seu sobrenome. Aos 78 anos, ele continua dando expediente todos os dias na oficina, onde chega todos os dias antes das 7h. Além de consertar, os Petriccione compram e vendem carros da marca. “Seu” Antonio conta que já foi dono de mais de 350 Mercedes.

 

“Já fiz bons negócios com carros da Mercedes”, conta. “Como um 230 S de 1966 que eu vendi para a Hebe Camargo”.

 

Aliás, a família entende de grife. Tanto que não é raro encontrar carros de outras marcas de luxo por lá, como os alemães Porsche e Audi, e italianos do naipe de Ferrari, Maserati e Lamborghini, entre outros.

 

Land Rover

 

Localizada na zona sul de São Paulo, a The Specialist tem quase 23 anos e cuida apenas de carros da Land Rover. Luiz Fraga é dono da oficina que nasceu do sonho de ter um negócio próprio ligado à sua paixão pela fabricante britânica. Mestre em engenharia mecânica, ele conta que ministrou vários cursos de condução pela marca e que ganhou seu primeiro modelo da Land Rover quando ainda tinha 16 anos.

 

“Nos anos 1990, abri a primeira concessionária Land Rover do País. Em 1998 resolvi inaugurar a The Specialist. Na época, muita gente disse que eu era louco por escolher ter uma oficina monomarca. Mas sempre acreditei no potencial da Land Rover no Brasil”, diz Fraga.

 

Inicialmente, a The Specialist ocupava um pequeno galpão. Mas, ao longo dos anos o negócio evoluiu e o serviço foi sendo aprimorado. Agora ele chega a ir à Inglaterra para comprar equipamentos e ferramentas. Na oficina, ele oferece serviços de revisão, manutenção corretiva, avaliação (para quem quer comprar um carro da marca) e diagnóstico eletrônico. A hora da mão de obra custa R$ 217.

 

A esposa e os filhos de fraga também trabalham na The Specialist. “Nosso atendimento remete ao ambiente familiar. Recebemos os clientes com ‘aquele cafezinho’, de forma honesta e, sempre, com transparência e competência técnica”, afirma.

 

Além de utilizar peças originais e Original Equipment Manufacturer (OEM), ele procura seguir as diretrizes adotadas pelas oficinas da rede de concessionárias da Land Rover. Isso inclui o descarte adequado de resíduos, por exemplo.

 

De acordo com Fraga, a principal vantagem para os clientes é o amplo conhecimento que os profissionais da oficina têm acerca dos carros da marca. Segundo ele, isso se traduz em diagnósticos mais assertivos e, consequentemente, em preços menores. Sobretudo quando comparados aos das oficinas de concessionárias.

 

Desde 2009, a The Specialist realizou cerca de 40 mil atendimentos. Segundo Fraga, em um ano “normal”, ou seja, sem pandemia, a oficina chegou a atender mais de 250 carros por mês.

 

Como curiosidade, em primeiro lugar na lista de modelos atendidos por ele em 2020 está o Defender. “Entendemos que isso tem a ver com a pandemia. Muita gente que viajava de avião resolveu viajar de carro”, opina o empresário.

 

Chrysler, Dodge e Jeep

 

Outra oficina na capital paulista focada em marcas específicas é a Doctor American Car. Localizada na zona norte da cidade, a empresa completará dez anos de atividade em breve.

 

Dono da oficina, Sandro dos Santos, diz que o diferencial é o “atendimento direto, com uma conversa na mesma língua do cliente”. Segundo ele, uma preocupação é evitar o uso de termos muito técnicos.

 

O atendimento segue um programa predefinido. O primeiro passo é subir o carro em um elevador para analisar todos os componentes e sistemas. De acordo com Santos, essa análise prévia não é cobrada.

 

Depois que o orçamento é aprovado, o carro é totalmente “embalado” antes do início dos serviços. Ou seja, volante, bancos e tapetes são cobertos. Os para-lamas também recebem uma proteção. Dessa forma, é possível evitar eventuais riscos de danos acidentais durante a realização do serviço.

 

Outro diferencial da oficina é a possibilidade de o cliente acompanhar os testes finais por meio do smartphone. Para isso o carro é levado a uma pista.

 

Santos conta que trabalha com mecânica de veículos desde a infância. E que se especializou em carros das marcas Chrysler, Dodge e Jeep. Assim como em alguns modelos importados da Fiat, como o compacto 500 e SUV Freemont (versão da marca italiana para o Dodge Journey). Afinal, todas essas marcas fazem parte do Grupo FCA, que recentemente se uniu à PSA Peugeot Citroën para criar a Stellantis.

 

Na Doctor American Car são oferecidos serviços nas áreas de mecânica, eletrônica e tapeçaria. “Também ampliamos (o atendimento) para carros elétricos. Há um ano e oito meses, passamos a atuar nesse segmento”, conta Santos.

 

Além do amplo estoque de peças, a Doctor American Car se destaca pelos preços dos serviços. Segundo Santos, a hora da mão de obra para modelos da Jeep é de R$ 200, ante pelo menos R$ 350 em concessionárias.

 

Para os clientes assíduos, a oficina oferece escaneamento grátis do veículo. Esse serviço custa R$ 280. De acordo com Santos, na Doctor American CAR são feitos de 70 a 100 atendimentos por mês.

 

Porsche

 

A Flacht Motorsport & Classic Center fica no Jardim Paulista, zona nobre da capital paulista, e nasceu há pouco mais de dois anos. Lá, a especialidade são carros da Porsche, sejam antigos ou atuais.

 

No entanto, para atender os pedidos dos clientes, a oficina ampliou a oferta de serviços para modelos de marcas como Audi, BMW e Mercedes-benz, por exemplo. Mas o que se vê por lá são muitos carros da Porsche

 

O empresário diz que mira o atendimento personalizado. “A meta é oferecer “100% de transparência e atenção total à demanda dos clientes”, diz. Segundo ele, os quatro mecânicos da oficina, que ocupa 1.800 m² e conta com ferramental de ponta – são altamente qualificados.

 

Ele diz que na Flatch os serviços custam cerca de 30% a menos que em autorizadas. A oficina faz 50 atendimentos mensais. E, segundo Christiansen, o modelo que mais aparece por lá é o Porsche Cayenne. Não por acaso, o SUV é o campeão de vendas da marca alemã no País. (Jornal do Carro/Tião Oliveira)