Blog do Caminhoneiro
A rodovia A5, próxima à cidade de Frankfurt, na Alemanha, irá ter novos caminhões circulando. Um trecho da estrada, que terá mais sete quilômetros até o final de 2022, recebeu uma rede elétrica aérea para caminhões, que são equipados com motores diesel e motores elétricos alimentados por pantógrafos, instalados no teto da cabine.
O trecho da rodovia A5 é um dos três testes com linhas catenárias sendo realizados na Alemanha. No final de 2019, um segmento da estrada eletrificada foi inaugurado perto de Lübeck em Schleswig-Holstein (A1), onde um caminhão Scania está sendo testado. Um terceiro teste terá início em Baden-Württemberg (B462) em 2021. No total, 22 caminhões estarão em operação nessas três pistas de teste.
Scania liderando
Para os testes, a Scania já entregou cinco caminhões equipados com pantógrafos, e mais sete estão chegando às estradas em breve. Os novos caminhões serão operados por vários clientes diferentes. A Scania participa dos testes gerenciando a manutenção dos veículos e coletando dados sobre a performance.
O sistema elétrico usado nos caminhões é fornecido pela Siemens, e permite que os caminhões rodem em modo totalmente elétrico em velocidades de até 90 km/h. Assim que a rede aérea termina, o pantógrafo é recolhido, e o caminhão volta a operar com o motor diesel novamente. Para reduzir as emissões, esses veículos são abastecidos exclusivamente com biodiesel.
Sistema ideal para caminhões
“Ao contrário dos carros de passeio, que permanecem estacionados e parados a maior parte do dia, os caminhões são usados por longas horas em atribuições de transporte, e parar para carregar pode ser altamente perturbador nas operações. As estradas elétricas oferecem um carregamento racional e eficaz durante o trajeto. Embora seja tecnicamente apenas outra forma de carregar caminhões elétricos, a solução pode ser particularmente relevante em estradas com tráfego intenso e, além disso, economiza baterias e reduz a carga na rede de energia”, afirma Magnus Höglund, chefe de infraestrutura e soluções de carregamento da Scania.
De acordo com vários estudos, as estradas elétricas são uma alternativa que pode reduzir significativamente as emissões de CO2. A tecnologia de rodovias eletrificadas é mais uma abordagem que a Scania está testando a fim de conduzir a mudança para um sistema de transporte sustentável. (Blog do Caminhoneiro/Rafael Brusque)