FMI projeta 3,6% de crescimento econômico em 2021

Frota & Cia

 

De acordo com as novas projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia brasileira crescerá 3,6% neste ano e 2,6% no próximo. Apesar do cenário de muita incerteza, as novas estimativas são mais otimistas que as divulgadas em outubro.

 

Pelas estimativas publicadas há três meses, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil aumentaria 2,8% em 2021 e 2,3% em 2022. Além disso, foi revisto o crescimento estimado para o produto global neste ano, de 5,2% para 5,5%. Entretanto, a taxa projetada para o ano seguinte foi mantida em 4,2%.

 

A melhora das projeções decorre, em boa parte, da expectativa de condições econômicas mais favoráveis, especialmente no segundo semestre, propiciadas pela vacinação e por novas medidas de estímulo em algumas grandes economias.

 

A difusão da vacina é apontada, em várias passagens do relatório, como condição essencial para a retomada segura das atividades econômicas. No Brasil, o ministro da Economia, Paulo Guedes, também vinculou vacinação e reativação da economia, numa declaração contrastante com manifestações do presidente Jair Bolsonaro. (Frota & Cia/André Garcia)