Estradão
A Renault Trucks oferece na Europa o caminhão elétrico D Wide Z.E. Essa foi uma das escolhas da Rhyner Logistik para reduzir as emissões de poluentes. Além disso, a empresa com sede na Suíça colocou painéis solares no teto do baú. Com isso, essa energia elétrica alimenta o motor do refrigerador.
O Renault Trucks D Wide Z.E. tem peso bruto total (PBT) de 26 toneladas. E vai atuar no abastecimento de uma rede de supermercados.
A rede tem lojas em Zurique e no subúrbio da cidade. Entre as vantagens, o caminhão elétrico não emite gases poluentes. Além disso, seu nível de ruído é bem menor que o de modelos a diesel.
Caminhão da Renault Trucks foca uso urbano
O sistema de painéis capta os raios solares e transforma essa energia em elétrica. É o mesmo tipo de sistema utilizado em casas e prédios comerciais, por exemplo.
A Rhyner Logistik também adquiriu uma estação de recarga rápida. Dessa forma, deixou a operação do caminhão elétrico mais ágil.
Para otimizar a autonomia, o caminhão recebe a recarga na garagem da empresa. Como Renault Trucks D Wide Z.E trafega em ciclo urbano, as reduções de velocidade são frequentes. Assim, a eficiência do caminhão elétrico é ainda maior.
Isso porque há sistema de recuperação de energia. Ou seja, quando o motorista tira o pé do acelerador, o dispositivo funciona como um dínamo. Então, a economia pode variar de 20 a 30%.
Produção do D Wild Z.E. come
A Renault Trucks iniciou em março de 2020 a produção em série de caminhões elétricos na Europa. Primeiramente, em 2010, a marca começou a fazer ensaios com esse tipo de veículo.
Dessa forma, foi uma das primeiras marcas a viabilizar a oferta de caminhões elétricos na Europa. Os modelos feitos pela marca francesa são o D e o D Wide. Os dois são voltados às operações urbanas. (Estradão)