Frota & Cia
A JAC Motors entregou as primeiras unidades do seu caminhão urbano 100% elétrico para duas grandes empresas. Dessa forma, o iEV1200T chegou a PepsiCo e a DHL na última semana. O modelo possui peso bruto total de 7,5 toneladas e 200 km de autonomia.
Para a PepsiCo foram entregues 10 unidades do JAC iEV1200T, eles servirão de laboratório para as entregas urbanas da companhia na cidade de São Paulo. A companhia que demostra estar preocupada com redução de emissão de CO2 em suas operações, não descarta a substituição gradativa de toda a sua frota urbana de caminhões leves. Assim, enfatizando o modelo 100% elétrico da JAC como melhor alternativa encontrada para essa “limpeza” em sua logística de entregas.
“Numa conta rápida, um caminhão movido a diesel emite 500g de CO2 por km rodado, o que se transforma em 20 toneladas de CO2 ao ano por percorrer 40.000 km. Ou 100 ton de CO2 em 5 anos. O JAC iEV1200T? Zero. Ao longo de 30 anos, que é a vida útil média dos caminhões no Brasil, cada caminhão tradicional vendido no mercado brasileiro emitirá 600 ton de CO2. O JAC iEV1200T? Zero.”, explica Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil.
Outra companhia que tem franqueado iniciativa para melhorar o meio ambiente nas grandes cidades é a DHL, de origem alemã. Trata-se da maior empresa de logística do mundo, e que acaba de receber 1 unidade do JAC iEV1200T para testes.
Custo-Benefício
O caminhão se aposta em um baixo custo operacional e ampla versatilidade para ser empregado em diversas aplicações. São 200 km de autonomia, obtidos por intermédio de baterias de fosfato de ferro-lítio com 97 kWh de carga máxima. Além disso, o JAC iEV1200T possui 177 cv de potência e 1200 Nm (122,4 kgfm) de torque. Com isso, garantindo agilidade no trânsito urbano e facilidade de manuseio (não tem câmbio), perfazendo um custo por km rodado cinco vezes menor que um caminhão movido a diesel equivalente.
Como o preço médio do kWh é de R$ 0,55 nos mais diversos Estados brasileiros, o iEV1200T gasta R$ 0,26 por km rodado. Portanto, essa conta transformaria o caminhão 100% elétrico da JAC no veículo de transporte urbano de carga com o menor custo de operação de todo o mercado brasileiro. Ele é 5 vezes mais barato que os similares movidos a diesel. (Frota & Cia/André Garcia)