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A Volkswagen Financial Services Brasil inicia o ano com uma grande operação. Os primeiros 120 novos caminhões extrapesados VW Meteor 29.520 6×4 começaram a ser entregues para uma missão diferenciada, com carreta especial criogênica. Os veículos vão transportar gás natural liquefeito (GNL), que será usado para gerar energia elétrica de forma sustentável e atender ao consumo de residências e empresas no estado de Roraima. Com aporte total de aproximadamente R$ 100 milhões, a companhia contempla diretamente as duas pontas – concessionário e cliente final.
Junto ao concessionário, a VWFS Brasil possibilitou a liberação do crédito de forma rápida e eficaz, injetando cerca de R$ 50 milhões para que os caminhões fossem faturados com a fábrica. “Na outra ponta, o cliente final, a Transpipeline, empresa especializada em transporte de cargas na região Norte, também contou com a empresa para a liberação do recurso, também cerca de R$ 50 milhões, para realização do financiamento, em um trabalho integrado das equipes de tesouraria, risco e crédito”, explica Eduardo Portas, superintendente de vendas da companhia.
Somando valores disponibilizados ao concessionário e ao cliente final pela VWFS Brasil, o valor empenhado foi de praticamente R$ 100 milhões. Segundo Portas, essa operação exemplifica a atuação de ponta a ponta, “apoiando os concessionários da marca e chegando ao cliente, sempre com a visão de prover mobilidade, com olhar cada vez maior para a sustentabilidade e o investimento em infraestrutura, que sabemos ser fundamental para o País”.
O gás natural liquefeito (GNL) é um combustível de alta tecnologia, que não emite poluentes e apresenta isenção total de contaminantes após sua queima. O processo começa na Bacia do Amazonas, na área do Campo do Azulão. De lá, os novos veículos partem para a viagem até a Usina Jaguatirica, em Boa Vista (RR), onde a energia gerada pelo gás é interligada à rede de transmissão elétrica de Roraima, abastecendo mais de 70% do consumo local de forma sustentável. Isso reduz quase que completamente a emissão de óxidos de nitrogênio, comuns com a queima do petróleo como fonte de energia.
Para completar o ciclo, o VW Meteor 29.520 6×4 é o caminhão mais potente da VW Caminhões e Ônibus. Com 520 cavalos de potência e 2.500 Nm de torque, o propulsor tem mais de 130 componentes modificados para alcançar a combinação de potência, torque, redução de consumo de combustível e durabilidade, aliada a um desenvolvimento para deixar os veículos mais leves, culminando na máxima capacidade de carga útil. (EaeMáquinas)