Fiat Chrysler anuncia SUV conversível do 500x e outros 2 utilitários esportivos

Jornal do Carro

 

Há cerca de oito meses, anunciamos que a família do Fiat 500 – o 500X e o 500L – seriam transformados em um só SUV. De acordo com a imprensa europeia, 500X virará um utilitário conversível para concorrer com o Volkswagen T-Roc Cabrio. Além disso, o Grupo FCA encomendou outros dois utilitários esportivos.

 

Se você achou peculiar a ideia da Volkswagen em fazer o T-Roc virar conversível, agora o mercado europeu terá mais um curioso produto para rivalizar com o alemão. O nome do 500x conversível ainda não foi confirmado, entretanto, o que se sabe é que ele será produzido na fábrica de Melfi, na Itália. Esta é a mesma planta de onde saem os 500x convencional.

 

Ele deverá ser um pouco mais caro do que seu irmão, que sai por € 21.000 (R$ 139.028 na conversão direta). Enquanto isso, o preço do T-Roc convencional começa em € 21.870 (R$ 144.788), já sua versão conversível fica um pouco mais salgada e custa quase € 30.000. Ou seja, poderemos esperar algo em torno de € 28 mil e €29 mil (cerca de R$ 185.500 a R$ 191.200 na conversão direta) pelo SUV cabrio da italiana.

 

Já tivemos um SUV conversível no Brasil

 

No Salão do Automóvel de 2016, a Land Rover lançou o Range Rover Evoque Cabriolet. Baseado na versão topo de linha HSE Dynamic. O veículo saía por R$ 292.500. O conjunto mecânico adotava motor 2.0 turbo de 240 cv associado a um câmbio automático de nove velocidades.

 

Anteriormente, lá em 2011, o Nissan Murano Cross Cabriolet estreou como o primeiro utilitário conversível o mercado. Na época, ele foi considerado como uma “aberração da indústria automotiva”. Ele herdava o motor do Murano padrão, o V6 de 3.5 litros que gerava até 265 cavalos de potência. Contudo, ele foi descontinuado em 2014.

 

Dois SUVS chegarão ao catálogo da FCA

 

O grupo ainda confirmou o incremento de outros dois SUVs em seu catálogo, o Maserati Grecale e o Alfa Romeo Tonale.

 

No caso do Grecale, ele compartilhará a plataforma Giorgio, mesma que desenvolve o Alfa Romeo Stelvio.  A Maserati deverá empregar no novo SUV o motor Nettuno. Incluso no MC20, o 3.0 V6 tem dois turbos e gera 630 cv de potência. São 74,4 mkgf de torque a partir dos 3.000 rpm. Ele terá porte do Porsche Macan e tem chaces de aterrizar no Brasil

 

Já o Tonele, cujo apresenta a assinatura gráfica “Trilobo” da Alfa Romeo, será apresentado no primeiro semestre deste ano e aparentemente deve chegar às concessionárias europeias em 2022. Assim, fontes afirmam que o Jeep Renegade forncerá o conjunto mecânico do SUV.

 

A princípio, a variante híbrida do plug-in utilizará o motor 1.3 litros a gasolina que desenvolverá potências de até 128 cv e 178 cv. Junto a ele, funcionará uma bateria de íons de lítio de 11,4 kWh que alimentará o moto elétrico de 59 cv. Com isso, as potências combinadas deverão entregar 187 cv ou 237 cv. (Jornal do Carro)