BizNews/Reuters
A agência de notícias Reuters divulgou informações que obteve da CNH Industrial, onde a empresa afirmou que negocia a venda da montadora de caminhões Iveco para o grupo chinês FAW Jiefang. No ano passado, as negociações entre as duas empresas havia sido canceladas.
Um dos porta-vozes da CNH Industrial confirmou à Reuters que as negociações ainda são preliminares, e que nenhum acordo ou previsão de acordo foi alcançado até o momento. Essa fonte também afirmou que mais informações serão dadas em breve, visto que as empresas tem ações na bolsa. Mas o conselho da CNH Industrial avaliou que o valor estava baixo para dar segmento às tratativas do negócio.
De acordo com a Reuters, para o Grupo CNH Industrial, a venda da Iveco significaria o aumento do seu valor de ativos e a simplificação dos negócios.
Para o Grupo FAW, que produz diversos modelos na China, comprar a Iveco seria um primeiro passo para a expansão dos negócios para todo o mundo.
Além de comprar 100% da Iveco, o Grupo FAW pretende comprar parte da FPT, como estratégia de negócio. Todos os modelos Iveco usam motores FPT.
Outras empresas chinesas também estão interessadas na Iveco. Outro grupo que fez oferta pela empresa em 2020 foi o conglomerado industrial chinês Shandong Heavy Industry Group. De acordo com as informações obtidas, o valor ofertado por esse grupo foi de US$ 5,5 bilhões. (BizNews/Reuters)