Revista Publiracing
A Peugeot lançou, em 2012, o Design Lab, um estúdio de design aberto a clientes fora da indústria automotiva, e esta área de criação chega agora a São Paulo.
“Toda a imaginação e a criatividade dos designers, aliadas ao rigor extremo que a criação de um carro exige, serão aplicados no desenvolvimento de produtos e serviços para clientes externos do Design Lab em todo o mundo” declarou Matthias Hossann.
“É preciso ir além, entregando, ao mesmo tempo uma grande experiência em sintonia com os desejos e anseios que, muitas vezes, nem o próprio cliente tem condições de perceber”, comenta Fabien DARCHE, Gerente de Design do Groupe PSA na América Latina, que estará à frente das atividades do estúdio Design Lab de São Paulo.
É com essa filosofia de trabalho que a equipe do Design Lab – São Paulo se integra como braço de apoio para atender as demandas regionais de desenvolvimento de produtos não-automotivos e atuar de forma colaborativa com os estúdios de Paris, Xangai e San Francisco.
Confiante e animado com o Peugeot Design Lab – São Paulo, Fabien Darche completa: “Vamos consolidar nossa operação no Brasil imprimindo o conhecimento, a experiência e a excelência do design da marca não só no desenvolvimento automotivo, mas sobretudo oferecer aos clientes a oportunidade de encontrar o requinte e a elegância do design Peugeot em outros produtos e serviços em diversos segmentos”.
As linhas elegantes e dinâmicas do H160 introduzem uma nova estética na linha de helicópteros da Airbus, refletindo o salto geracional incorporado ao modelo.
Os designers do Design Lab começaram a trabalhar no H160 (antes conhecido como X4) após vencer uma competição de estilo interna, lançada pela Airbus Helicopters com o objetivo de obter influências externas e criar um novo referencial em matéria de estilo.
Os contornos futuristas do H160, realçados pelas janelas cônicas do helicóptero, representam o ápice do projeto de design. O estilo oferece uma versão atualizada da geração anterior, o Dauphin, cujo nariz icônico foi remodelado. As linhas elegantes do H160 mostram o quão eficiente e silencioso ele é no ar – desempenho obtido por meio de uma série de inovações, incluindo uma estrutura feita de materiais compostos, um estabilizador biplano, um rotor de cauda inclinado e lâminas Blue Edge.
Peugeot Design Lab trabalhou com a BENETEAU, líder mundial da navegação de lazer, para criar um demonstrador funcional que ofereça ao mesmo tempo a facilidade de utilização intuitiva do i-Cockpit® e a tecnologia conectada Ship Control® desenvolvida pela BENETEAU. Ao unir o melhor dos dois mundos, o Sea Drive Concept explora o que pode vir a ser o futuro do posto de pilotagem nas embarcações náuticas. O Sea Drive Concept é fruto de uma colaboração entre dois programas inovadores, de um diálogo entre dois universos.
Num primeiro olhar, este demonstrador possui as diferentes características que compõem o Peugeot i-Cockpit®:
Volante compacto, diretamente saído do universo automotivo. Assim como nos produtos mais recentes da marca do Leão, seu tamanho garante a manobrabilidade e o conforto de utilização.
Uma grande tela sensível ao toque de 17 polegadas que exibe a interface Ship Control® e permite um acesso imediato às funcionalidades eletrônicas do barco.
Um tablet removível que exibe as principais informações de navegação no eixo de visão do piloto.
Os “toggles switches” dispostos de ambos os lados do volante que permitem um acesso direto e permanente às funções principais.
A expansão do Peugeot Design Lab integra o plano de internacionalização da Marca, que segue em busca de aumentar sua participação ao redor do planeta, com produtos e serviços que a colocaram em posição de destaque em um dos mercados mais disputados: o europeu. (Revista Publiracing)