Blog do Caminhoneiro
O Actros SLT é um principais atores do transporte de cargas superdimensionadas na Europa. Prova disso é o número de unidades produzidas pela Mercedes-Benz nos últimos anos. O gigante tem capacidade máxima de tração de 250 toneladas, e conta com motor de 630 cavalos de potência.
Nesta semana, a empresa TSB Transport-Service Beitinger, de Gundelfingen, na Alemanha, recebeu a unidade de número 500 produzida pela MB em Wörth. Trata-se de um modelo Actros 4163 LS SLT, que será usado no transporte de cargas de grandes dimensões, principalmente para usinas hidrelétricas.
“Atuamos na área de transporte pesado por mais de 30 anos e a flexibilidade absoluta sempre foi a prioridade número 1 em relação aos nossos próprios padrões de qualidade. É por isso que, no que diz respeito aos veículos de tração de quatro eixos, contamos com o Actros SLT, modelo que cumpre todos os requisitos que temos de um veículo para tracionar grandes cargas”, disse o Diretor Administrativo da TSB, Edwin Beitinger.
“Aqueles que trabalham na área de transporte pesado exigem equipamentos altamente tecnológicos e confiabilidade sem exceções, que é precisamente o que o veículo topo de linha da série Actros oferece. O 500º SLT consolida a relação de longo prazo entre nossa parceira Beitinger e a concessionária Mercedes-Benz Neu-Ulm”, disse o chefe da seção de vendas da Mercedes-Benz, Andreas Schmid.
Mercedes-Benz Actros 4163 LS SLT
O Actros SLT na versão 4163 sai de fábrica em versão 8×4, e é equipado com o motor Mercedes-Benz mais potente. O OM-473 tem 15,6 litros de cilindrada, com seis cilindros em linha, e oferece potência de 625 cavalos, com torque de 3.000 Nm.
O câmbio é o G-280, equipado com um sistema de acoplamento hidráulico, e o freio-motor, muito exigido nessas operações pesadas, tem potência total de 646 cavalos. Em conjunto com o retarder, a potência total de frenagem chega aos 980 cavalos.
A cabine é um GigaSpace L, de piso plano, já que o modelo roda à noite, principalmente, e o motorista precisa de todo o conforto para descansar durante o dia.
Para aumentar o conforto interno, o teto do caminhão é equipado com painéis solares, que captam energia para uso de aparelhos na cabine e também do ar-condicionado, preservando a vida útil das baterias e reduzindo o consumo de combustível e as emissões de poluentes.
O caminhão conta ainda com sistema de direção eletro-hidráulica, com suspensão a ar no eixo dianteiro, e suspensão metálica no segundo eixo direcional. Já os dois eixos de tração são equipados com suspensão a ar com quatro bolsas cada.
Atrás da cabine está posicionado um robusto sistema de refrigeração, para o motor e para o sistema hidráulico. Isso garante uma maior eficiência no controle de temperatura do motor e também aumenta o desempenho do Actos SLT.
O Actros SLT tem sua produção iniciada em Wörth, e é finalizado em Molsheim, na França, onde recebe todos os equipamentos para suportar cada uma das 250 toneladas que pode transportar. (Blog do Caminhoneiro/Rafael Brusque)