Jornal do Carro
A Volvo Car Brasil vai lançar em janeiro um programa inédito em que qualquer pessoa com CNH válida poderá ficar com um carro híbrido da marca por até quatro dias. E sem pagar nenhum centavo por isso.
A ação, batizada de Volvo Lovers, ocorrerá inicialmente na capital paulista. Para rodar por até 96 horas com o carro, basta que o interessado preencha um cadastro no site criado pela marca (www.volvolovers.com.br), escolha o modelo e a data desejados para o empréstimo.
Toda a linha de veículos da Volvo à venda no Brasil estará disponível para empréstimo. Ou seja, será possível escolher entre os sedãs S60 e S90 e os SUVS XC40, XC60 e XC90. Os carros serão entregues com o tanque e a bateria completos.
Em entrevista exclusiva ao Jornal do Carro, o diretor de marketing da Volvo, Rafael Ugo, contou que a ideia de criar o Volvo Lovers surgiu durante o primeiro pico da pandemia de covid-19 no Brasil. “A frota de marketing estava toda parada, então emprestamos cerca de 250 carros para instituições que precisavam transportar alimentos, médicos, enfermeiros, Cruz Vermelha e outras instituições. O retorno foi tão positivo que decidimos expandir os empréstimos.”
A previsão é de que os carros comecem a ser liberados na primeira quinzena de janeiro. Até lá, o programa será testado por convidados da Volvo.
“Vamos fazer testes antes, por cerca de um mês, para garantir que tudo esteja 100% quando o programa entrar no ar”, diz Ugo. “A entrega técnica, lavagem e higienização precisam ser perfeitas”, afirma.
De acordo com o executivo, a previsão é realizar cerca de 650 empréstimos por mês. A frota dedicada ao programa terá 100 veículos.
Para fazer as entregas e receber o público, a marca criou um espaço na zona sul de São Paulo. O estacionamento Volvo Lovers servirá de ponto de retirada e devolução dos automóveis.
No local haverá um café e um espaço “lifestyle”, onde serão vendidos produtos com a grife da marca, como camisas, bonés e capas para telefones celulares. Uma equipe de especialistas será responsável por realizar as entregas técnicas.
De XC40 a XC90. O modelo mais barato da frota é o XC40 T5 R-design, com preço sugerido de R$ 264.950. O SUV tem um motor 1.5 turbo de três cilindros a gasolina (com 180 cv de potência e 27 mkgf de torque) e um elétrico, de 82 cv e 16,3 mkgf. No total, são 262 cv e 43,6 mkgf.
O carro mais caro disponível na ação será o XC90, maior utilitário e modelo de topo da Volvo. O SUV é vendido no País em três versões, com tabela de R$ 399.950 a R$ 434.950. São 407 cv de potência e 65,2 mkgf. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,6 segundos, de acordo com a marca.
Todos os híbridos da Volvo são do tipo plug-in, ou seja, as expectativas da marca é realizar 650 empréstimos por mês.
baterias que alimentam o motor elétrico são recarregáveis em tomadas. Em tese, dificilmente será preciso reabastecer o tanque de gasolina, já que a autonomia dos híbridos pode superar os 900 quilômetros.
“Estamos em uma era revolucionária da indústria em que todos estão se movendo para a eletrificação. Queremos liderar esse processo. E proporcionar a qualquer pessoa o acesso para experimentar a tecnologia híbrida”, afirma o diretor de marketing da Volvo do Brasil.
Monitoramento remoto
Todos os empréstimos contarão com seguro para terceiros. E haverá um sistema para validar a CNH no site durante o cadastramento do interessado.
Além disso, todos os modelos da frota vêm de fábrica com o Volvo On Call, que permite assistência e monitoramento remotos. “Estaremos preparados para receber qualquer tipo de chamada”, diz Ugo.
O Volvo On Call surgiu em 2011 como um sistema para atendimento de emergências, como acidentes envolvendo capotamento. Ao detectar desaceleração brusca ou ativação dos airbags, o veículo emite um sinal pelo navegador GPS e liga para a central da marca, Corpo de Bombeiros ou Samu.
Por meio do Volvo On Call, também é possível falar diretamente do veículo com a central de atendimento. Basta clicar em um botão. A marca terá um número telefônico dedicado ao programa Volvo Lovers, por meio do qual os participantes poderão tirar eventuais dúvidas ou solicitar suporte.
Embora seja uma oportunidade para colocar possíveis clientes em contato com os veículos, Ugo garante que a Volvo não irá utilizar o programa para vender carros. De acordo com o executivo, objetivo é proporcionar o test drive e reforçar para o público a conexão da marca com a tecnologia híbrida.
“Nunca discutimos vender durante a ação. A ideia é gerar experiências. Queremos que as pessoas venham e participem, e que essa iniciativa fique conhecida. Se ainda não podemos democratizar os carros híbridos, então vamos possibilitar que as pessoas conheçam e vejam como eles funcionam”, diz Ugo.
A Volvo pretende manter o programa de empréstimos em funcionamento por um ano. Mas não descarta prorrogar a ação. “Tem tudo para dar certo”, afirma o executivo. (Jornal do Carro/Diogo de Oliveira)