Viação Garcia e Marcopolo trazem ônibus DD com separação entre poltronas e sistema de renovação de ar como novidades

Diário do Transporte

 

A Viação Garcia tem novidades para garantir mais segurança e conforto para seus passageiros em tempos de pandemia.

 

Desenvolvido especialmente pela Marcopolo, a Garcia colocou em operação um novo modelo de ônibus com separação entre poltronas e com sistema de renovação do ar cuja taxa de renovação é superior a 20 vezes por hora. O sistema possibilita ainda a climatização do ambiente interno.

 

O primeiro Paradiso New G7 1800 Double Decker traz a tecnologia BFA (Breathing Fresh Air), que filtra o ar do ambiente externo e o climatiza antes de entrar em contato com os passageiros.

 

O novo sistema foi patenteado pela encarroçadora e é exclusivo para os modelos Double Decker.

 

Ele conta também com novas entradas para captação de ar – duas localizadas junto à curva do teto, nos lados direito e esquerdo, e outra próxima à portinhola do bagageiro do lado esquerdo do piso inferior.

 

O sistema tradicional de renovação e ar dos veículos já atende a normatização do setor, mas a inovação está no fato de o ar ser climatizado e filtrado antes de interagir com o ambiente interno do ônibus.

 

Com uma taxa de renovação de ar de até 331 litros por segundo, o sistema alcança valor superior aos estabelecidos pela ABNT para ambientes onde há circulação de pessoas como shoppings, mercados e aeroportos.

 

O sistema integra a plataforma BioSafe da Marcopolo, que engloba soluções de biossegurança para garantir bem-estar, saúde e segurança dos passageiros.

 

A separação entre poltronas foi solicitação da Viação Garcia visando a configuração de um novo desenho interno.

 

O vice-presidente do Grupo Viação Garcia-Brasil Sul, Estefano Boiko Junior, afirma: “Estamos operando o único carro da Marcopolo com esta configuração. Inovamos no início da pandemia com a colocação de cortinas entre poltronas, lavadas a cada viagem, em todos os nossos serviços, e colocamos em operação 28 novos veículos com número de assentos reduzidos e com opção de poltronas individuais. Todas estas ações integram o nosso protocolo de biossegurança”.

 

Já Jean Carlo Giacomel Casado, coordenador de Engenharia do Produto da Marcopolo, explica que o BFA foi desenvolvido para garantir que o ar que vem do ambiente externo seja filtrado e climatizado antes de entrar em contato com os passageiros. “É importante destacar que o sistema tradicional de renovação de ar dos veículos Marcopolo já atende as taxas indicadas em cada mercado onde a marca entrega suas carrocerias, porém o modelo tradicional não traz a climatização e filtragem do ar antes do contato com os passageiros”, conclui. (Diário do Transporte/Alexandre Pelegi)