Motor 1
Ainda deu tempo do Volkswagen Virtus receber seu último aumento de preços antes do ano acabar. A linha 2021, lançada em agosto, passa pelo terceiro reajuste desde então, com aumentos de até R$ 1.120, fazendo com que o sedã tenha preço inicial de R$ 76.050 na versão 1.6 MSI manual e chegue a R$ 115.310 na variante esportiva GTS 1.4 TSI. Já a configuração Highline 1.0 TSI agora passa dos R$ 100 mil, custando R$ 100.490.
Única opção abaixo dos R$ 80 mil, o Volkswagen Virtus 1.6 MSI com câmbio manual de 5 marchas subiu R$ 760, passando de R$ 75.290 para R$ 76.050. Se quiser adicionar o câmbio automático de 6 marchas, o cliente terá que pagar R$ 82.090, o que são R$ 800 a mais. Em ambos os casos, o motor é o 1.6 MSI de 117 cv a 5.750 rpm e 16,5 kgfm a 4.000 rpm.
O motor 1.0 TSI de 128 cv a 5.500 rpm e 20,4 kgfm a 2.000 rpm é oferecido a partir da versão Comfortline, agora por R$ 86.250 após a adição de R$ 860. Versão topo de linha com esta motorização, o Virtus Highline agora custa salgados R$ 100.490, tornando-se o primeiro sedã da categoria a passar dos R$ 100 mil em uma variante não esportiva. Ambas trabalham somente com a transmissão automática de 6 marchas.
Falando em versão esportiva, o Virtus GTS continua sua escalada de preços rumo aos R$ 120 mil. Com o maior aumento da linha, de R$ 1.120, a variante foi de R$ 114.190 para R$ 115.310. É a única a usar o 1.4 TSI de 150 cv a 4.500 rpm e 25,5 kgfm a 1.500 rpm, combinado ao câmbio automático de 6 marchas com ajustes para uma tocada mais animada.
A única versão do Volkswagen Virtus que não teve qualquer reajuste foi a Sense 1.6 automática, voltada para pessoas com deficiência e que custa R$ 68.490. Abaixo do limite de R$ 70 mil, tem todos os benefícios fiscais e, na prática, custa R$ 54.045 após as isenções de IPI e ICMS. (Motor 1/Nicolas Tavares)