Jornal do Carro
Pioneira com os híbridos, a Toyota talvez tenha demorado um pouco a “virar a chave” para os carros elétricos. Mas chegou a hora. A montadora revelou sua arquitetura para os modelos movidos por baterias. A base e-TNGA estreia em 2021 com um inédito SUV da marca.
Tal como na concorrência, a plataforma de elétricos é modular, o que vai permitir criar variados modelos de diferentes formatos e tamanhos. Estão previstos seis carros: um compacto, um sedã, um crossover, uma minivan e dois SUVs – um deles é o que será revelado no ano que vem.
Uma das características que chama a atenção na nova plataforma e-TNGA da Toyota é a possibilidade de oferecer tração dianteira, traseira ou integral. Até agora, as arquiteturas apresentadas, como a MEB da Volkswagen e a E-GMP da Hyundai, oferecem tração traseira.
Dessa maneira, a base e-TNGA permitirá à Toyota produzir desde um carro elétrico compacto com valor mais acessível, até um modelo grande de luxo para usar o escudo da Lexus.
Os gráficos divulgados pela montadora tentam explicar como funciona a arquitetura e-TNGA. A modularidade é o ponto alto, com apenas alguns elementos fixos no chassi, como por exemplo os compartimentos dos motores e parte dos módulos de baterias no assoalho.
O engenheiro-chefe do projeto da plataforma e-TNGA, Koji Toyoshima, anunciou que os modelos elétricos da Toyota terão baterias com capacidade de 50 kWh a 100 kWh. Isso significa que os veículos terão de 300 a 500 km de autonomia, em média. E alguns podem oferecer até 600 km.
As potências também irão variar. Isso porque cada motor produz entre 110 cv e 200 cv. Ou seja: nos modelos equipados com dois motores, a potência poderá atingir 400 cv. Essa deverá ser a cavalaria disponível para veículos mais caros, especialmente com o escudo da Lexus.
Base compartilhada
Além de ser o ponto de partida para a linha de veículos elétricos da Toyota, a plataforma e-TNGA também será utilizada pelas conterrâneas Subaru e Suzuki. O projeto prevê que a arquitetura seja compartilhada. Por isso, engenheiros das três montadoras estão no projeto.
O SUV elétrico da Toyota, portanto, será o primeiro fruto da base e-TNGA. A essa altura, o modelo já está pronto para entrar em produção na nova fábrica da montadora batizada de ZEV – sigla de Zero Emission Vehicles ou Veículos de Emissão Zero. Todos os elétricos sairão de lá. (Jornal do Carro)