Jornal do Carro
A pandemia mudou todo o panorama de mercado e vender carros tem sido desafiador. Os clientes não estão mais indo às concessionárias como antigamente. Então as montadoras estão criando formas de chegar até eles. A internet é o caminho inevitável, porém, estratégias à moda antiga também estão sendo utilizadas para estimular as vendas neste fim de 2020. Algumas marcas estão abrindo loja em shopping para aproveitar o Natal.
Miniaturas viram carros virtuais
A Caoa Chery é uma das montadoras que alugou um espaço para colocar seus modelos na vitrine. A fabricante sino-brasileira abriu loja no shopping Cidade Jardim, um dos mais chiques da capital paulista. No local, expõe os SUVs Tiggo 5X e Tiggo 8, e o sedã médio Arrizo 6, seus modelos mais caros. E entretém com um passeio virtual pelos carros a partir de miniaturas.
É dessa forma que a Caoa Chery pretende expandir seus pontos de vendas e de contato com o consumidor brasileiro nos próximos anos. “Essa nova loja conceito é a síntese da proposta que temos para a marca e toda a sua linha de produtos”, diz o CEO da montadora, Marcio Alfonso.
Defender de rali na vitrine
A Jaguar Land Rover também abriu loja no shopping para mostrar seus veículos de luxo. As britânicas alugaram sala de 500 m² no Iguatemi, outro rico endereço da cidade, em parceria com a rede Autostar. O espaço conta com os lançamentos das marcas no Brasil, além de produtos variados. A vedete é um Defender 110 que correu o Rally dos Sertões deste ano.
O jipão 4×4 com carroceria amarela é facilmente identificado no ambiente e está quase do jeito que saiu da competição. A despeito do visual e dos adesivos, o Defender 110 é original, ou seja, não foi modificado para correr no Sertões. O modelo percorreu quase 10 mil quilômetros pela equipe Onçafari Land Rover, formada pelo experiente piloto Luís Fernando Carqueijo e a navegadora Mariana Britto.
A dupla passou por 17 cidades nos estados de São Paulo, Goiás e Maranhão. E cumpriu a missão de divulgar o projeto Onçafari, dedicado à preservação das onças-pintadas e lobos-guarás.
Ações em shopping é comum
As lojas de Caoa Chery e Jaguar Land Rover não são inéditas. Outras marcas já alugaram espaços em shoppings centers para mostrar seus carros e promover ações com clientes e personalidades. Assim fez a Volvo Cars em 2019, especialmente para mostrar seus veículos híbridos plug-in. A BMW também teve uma loja temporária no shopping Cidade Jardim.
A ação de maior sucesso foi a da Mitsubishi Motors, marca representada pela HPE Automotores no Brasil. A empresa abriu o Mit Point no shopping JK Iguatemi em 2017. Além do showroom, o espaço tinha uma pequena arena onde foram realizados diversos eventos e até lançamentos. O projeto deu tão certo que o Mit Point ficou aberto até dezembro de 2019. (Jornal do Carro)