Folha de Pernambuco
A Caoa Chery divulgou na manhã desta terça-feira os números deste ano e as projeções da marca para 2021. Para o próximo ano, “lançamentos importantes” de novos produtos e uma marca premium, a Exeed, estão entre os objetivos da empresa para buscar uma recuperação de um ano marcado pelo forte impacto da pandemia da Covid-19.
Ainda em 2020, a empresa anunciou um investimento de R$ 1,5 bilhão, para proporcionar 10 lançamentos de carros nos próximos cinco anos, sendo novos modelos e reestilizações. Além do aporte, a marca divulgou também uma reestruturação do centro de distribuição de peças para o pós-vendas.
No que diz respeito à venda de veículos, o número para 2020 é considerado bom, levando como base a conjuntura econômica do ano. Em 2017 a Chery vendeu 3.734 veículos, e em 2020 a expectativa são de 20.200 unidades comercializadas mesmo com a pandemia. Para 2021, a projeção é de cerca de 34 mil unidades, levando em conta um possível crescimento com base nas mudanças em produtos e rede, que deverá ser ampliada para 150 pontos em todo o Brasil, onde atualmente são 115.
Apesar de uma expectativa positiva, o impacto da pandemia do novo coronavírus também será sentido no conglomerado, que é responsável pela produção de modelos das marcas Hyundai e Caoa Chery. A marca vai fechar o ano com uma queda de 23% na produção, sendo um resultado melhor do que a projeção da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que estima uma queda de 35% no setor.
Para 2021, a Caoa Chery projeta um crescimento de 70%, como conta o presidente da Caoa, Mauro Correia. “Não iríamos parar nenhum investimento e anunciamos o forte investimento na nossa operação, para fazer 10 lançamentos em 5 anos, produtos novos, novas tecnologias, intensificando nosso programa de localização de componentes, e vamos gerar 2 mil empregos. Vamos ter uma redução de 23% em relação a uma indústria que cai mais e isso demonstra a força da marca. A expectativa de produção para 2021 é de um incremento de no mínimo 70% da produção”, disse.
Já na avaliação do CEO da Caoa Chery, Marcio Alfonso, um dos objetivos da marca para os próximos anos é o de chegar entre as dez marcas que mais vendem no Brasil. “Temos planos para o ritmo de crescimento, ampliação da rede e aprimoramento da rede de concessionárias. Acreditamos que oferecendo mais e melhores produtos, a gente consiga elevar a nossa marca. Estamos desenhando planos para chegar entre os 10 mais vendidos ainda em 2022. O resultado desse ano parece pouco, mas com a crise, paralisação da economia é um resultado expressivo e nos últimos meses estamos no ritmo do começo do ano, prevendo pelo menos 34 mil vendas no próximo ano”, declarou. (Folha de Pernambuco/Matheus Jatobá)