Rede de concessionárias Foton cria associação de marca

AutoIndústria

 

Nos últimos meses, especialmente a partir de agosto, a rede de concessionárias Foton cresceu a passos largos com a inclusão de 26 novas casas, totalizando no começo de dezembro 36 pontos de atendimento.

 

A expansão, resultado de negociações iniciadas em 2019 com distribuidores da finada Ford Caminhões, culmina na criação da Abrafoton, a associação dos revendedores da marca.

 

O movimento faz sentido tanto para a Foton, que busca consolidar a marca no País quanto para os grupos que perderam em torno de 12% do mercado de caminhões novos para atender, participação que detinha a Ford Caminhões quando decidiu dizer adeus, em fevereiro de 2019.

 

Especificações técnicas semelhantes entre os caminhões a Ford e o da Foton também se apresentam como oportunidades para as parceiras. O motor Cummins, por exemplo, está presente em ambas as marcas e a transmissão ZF tem ampla participação nos veículos de carga produzidos no País.

 

“A rede está tranquila com o produto, pois não haverá necessidade de grandes investimentos em treinamentos técnicos. Estamos confiantes, pois a Foton traz ao Brasil uma família de veículos robustos com um conjunto motriz reconhecido, cabine moderna e excelente desempenho”, observa Paulo Matias, presidente executivo da Abrafoton.

 

As novas revendas Foton seguem em atividades nos mesmos locais onde já representavam a Ford Caminhões. Somente será alterada a identidade visual, previsto para ocorrer até meados de 2021. A Foton, no entanto, garante que as unidades já estão preparadas para atendimento de vendas e todo o suporte para o pós-vendas, com equipes treinadas, estoque e ferramental.

 

Segundo Ricardo Mendonça de Barros, diretor de desenvolvimento de rede da Foton, há outras negociações em andamento, o que permite esperar aumento na capilaridade do atendimento da marca para o próximo ano.

 

“Estamos engajados no mesmo objetivo e confiantes no sucesso da marca, principalmente com a apresentação dos novos produtos. A Abrafoton vê boas perspectivas para Foton no mercado brasileiro. Tão logo tenhamos nossa fábrica no Brasil, teremos condições de oferecer produtos a todos os segmentos de veículos comerciais, de maneira gradativa e conforme as demandas do mercado, resume o diretor. (AutoIndústria/Décio Costa)