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Integrado à unidade de negócios CNH Industrial nomeada Aftermarket Solutions, o Centro de Distribuição de Peças da CNH Industrial está completando dez anos de atuação, distribuindo componentes para toda a rede de concessionárias das marcas Case IH, CASE Construction Equipment, New Holland Agriculture, New Holland Construction, IVECO, IVECO BUS e FPT Industrial.
Considerado o mais moderno centro logístico de peças da América do Sul e Central, o CD foi criado para otimizar a disponibilidade e logística das peças para as marcas do grupo CNH Industrial. Sua localização estratégica em Sorocaba, SP, em um terreno com 135.000 m², fica próximo as principais rodovias e aeroportos do estado de São Paulo.
Durante esta década de atuação, a unidade recebeu importantes selos que atestam e confirmam a responsabilidade ambiental da unidade; a geração de fonte de renda para moradores da cidade e da região; excelência logística na distribuição de peças; além da inovação.
Excelência Logística
Com uma área de armazenagem de 66.000 m², o centro é operado por máquinas que garantem a eficiência e agilidade na separação das peças, veículos automáticos para o transporte de peças pelo Centro de Distribuição sem a interferência de operadores, além de sistema de separadores de correias que agilizam a estocagem e a separação de peças, tendo como ponto essencial a motivação da equipe que realiza o trabalho de manuseio e preparação dos pedidos.
Toda a estrutura e eficiência em termos de logística e distribuição foram baseadas no conceito WCL – World Class Logistics que tem entre seus principais pilares a segurança do trabalho, a excelência no serviço ao cliente, a melhoria contínua e o controle de qualidade.
O desempenho na operação de peças para o setor de transporte e o atendimento prestado aos tratores de usinas de cana-de-açúcar também já renderam à unidade de negócios dois prêmios.
O compromisso em atender com agilidade e precisão os clientes de mais de mil pontos de venda na América do Sul fez com que o Centro de Distribuição de Peças também registrasse um novo recorde de linhas expedidas, despachando o total de 219.000 linhas em dezembro do ano passado.
Inovação
Com base no conceito WCL, a área de pós-venda implementou 3.700 melhorias em processos logísticos com impacto direto na segurança dos colaboradores e no aperfeiçoamento da experiência dos clientes.
Entre as ações de destaque implementadas no Centro de Distribuição estão o Projeto Horizon (ferramenta de gerenciamento de dados de Aftermarket Solutions), criado com o intuito de transformar o foco do negócio da área, promovendo mais valor à experiência do cliente sobre os serviços. A ferramenta visa integrar sistemas e reduzir a complexidade entre os dados que chegam da área da engenharia e vão para a área de pós-venda.
Responsabilidade ambiental
Desde a sua inauguração, a unidade se responsabiliza por questões ambientais, consideradas essenciais para todo o grupo, que tem a sustentabilidade como um dos pilares do negócio. “Desde a concepção da planta, trabalhamos com ações de responsabilidade ambiental. Todo o prédio, por exemplo, foi construído nos conceitos de Green Building, que identificam a construção e o empreendimento como ambientalmente responsáveis”, ressalta Sergio Cavalheiro, diretor de Distribuição do CD.
Todo o material utilizado na construção teve a origem certificada para garantir que a obra não utilizasse elementos predatórios à natureza. Por isso, o CD recebeu da United States Green Building Council (USGBC) – uma das mais conceituadas entidades certificadoras do mundo – a certificação Green Building.
Outra iniciativas de destaque da unidade estão as cinco unidades de tratamento de água com capacidade para tratar 500 m³ por dia; 100% das empilhadeiras operando dentro do CD Sorocaba são elétricas, o que reduz a zero a emissão de CO2; a reciclagem de 100% dos resíduos de embalagens dos produtos que chegam ao CD Sorocaba e o total de 21 toneladas de madeira de embalagens de fornecedores são recicladas por mês.
Em 2019, a unidade atingiu a meta de “Aterro Zero”, ou seja, tratamento de 100% dos seus resíduos. Materiais como madeira, plástico, papelão, material orgânico, óleo, entre outros, são reciclados, e os não recicláveis são agora enviados para coprocessamento, extinguindo assim o envio para aterros sanitários.
Responsabilidade Social
Preocupada também com a responsabilidade social que exerce com a população onde a unidade está inserida, a planta também emprega cerca de 300 colaboradores da cidade e da região de Sorocaba. “Sabemos da importância em gerar fonte de renda para a nossa comunidade local. Empregar essas pessoas é uma das formas de reconhecermos e demonstrarmos nosso comprometimento com eles”, destaca Cavalheiro.
A segurança dos colaboradores, também reforça o comprometimento da unidade. Em 2018, a área atingiu a marca inédita de três milhões de horas trabalhadas sem acidentes, representando quase quatro anos sem afastamento de funcionários, em um local que abriga mais de 20 milhões de itens de reposição.
Para os próximos 10 anos do Centro de Distribuição de Peças em Sorocaba, a marca afirma que a expectativa é continuar sendo referência em todo o país. “Proporcionar eficiência e o melhor atendimento de pós-venda aos clientes, com toda certeza, é uma das metas que sempre serão o foco da unidade. Desta forma, visamos continuar oferecendo soluções e serviços de qualidade, que agreguem valor à jornada do cliente, sejam eles proprietários de máquinas, equipamentos ou veículos comerciais, aprimorando sua experiência com nossos produtos”, finaliza Cavalheiro. (LogWeb)