Blog do Caminhoneiro
A Mercedes-Benz encerrou, em junho, a produção do lendário Mercedes-Benz Atron 1635 4×2. O modelo foi responsável por mais de 4.200 unidades vendidas desde 2012, quando foi lançado.
Mas a história do modelo começou no final da década de 1980, com o lançamento do modelo 1214, que chegou ao mercado com a nova cabine, mais quadrada.
O Atron 1635 é equipado com motor OM 457 LA, de 12 litros, oferece 345 cavalos de potência e 1.450 Nm de torque. Esse modelo sempre foi muito apreciado por caminhoneiros autônomos e transportadoras de minérios de Minas Gerais, graças à robustez e facilidade de manutenção.
Contam a favor do caminhão o eixo traseiro HL7, muito robusto, o câmbio manual ZF16S-1650 e freio-motor Top Brake. A cabine leito teto baixo também oferece um amplo espaço interno e piso plano, aumentando ainda mais o conforto do condutor.
Após o encerramento da produção, a Mercedes-Benz guardou 12 unidades do Atron 1635 para criar uma série especial limitada do modelo. De acordo com vídeo publicado pela empresa no site em homenagem à história do Atron, as 12 unidades especiais serão colocadas à venda em breve, e contam com climatizador, rádio USB, geladeira, rodas de alumínio, pintura especial e faixas decorativas, que contam com a frase “O Caminhão que fez história”.
Acesse o site da homenagem pelo link https://ocaminhaoquefezhistoria.com.br/.
Leilão do último Atron 2324
Em 2016, após anunciar o fim da linha Atron no Brasil, incluindo o 1635, a Mercedes-Benz promoveu um leilão de uma unidade especial do modelo Atron 2324 6×2, que foi arrematado por R$ 202 mil, pouco acima do valor de mercado do modelo na época. Pouco depois do fim da produção, o 1635 voltou a ser produzido a pedido de clientes. (Blog do Caminhoneiro/Rafael Brusque)