Carga & Transporte
O eActros, movido a bateria para serviços de distribuição urbana, e o caminhão-conceito movido a célula de combustível, GenH2 Truck, para operações rodoviárias de longa distância, conquistaram o importante título de tecnologia e deverã0 começar a ser testados por clientes em 2023
Os caminhões mais inovadores para o futuro elétrico levam a estrela de três pontas. Esse é o veredito do renomado júri do International Truck of the Year (IToY), que concedeu seu prestigioso Truck Innovation Award 2021 a dois caminhões da Mercedes-Benz: o eActros movido a bateria e o Mercedes-Benz GenH2, caminhão-conceito movido a célula de combustível. O júri do IToY, composto por 25 editores especializados em veículos comerciais e jornalistas, representando as principais revistas sobre caminhões internacionais, destacou especialmente a ampla abordagem conferida à mobilidade elétrica, com base em uma estratégia de longo prazo bem definida. O prêmio foi entregue digitalmente a Martin Daum, CEO da Daimler Truck AG e membro do Conselho de Administração da Daimler AG, e Sven Ennerst, membro do Conselho de Administração da Daimler Truck AG para o Desenvolvimento, Aquisições e Região China, nessa segunda-feira, 30 de novembro.
A Daimler Trucks foi a primeira fabricante do mundo a apresentar um caminhão pesado elétrico em 2016 com conceito voltado à distribuição urbana. Em 2018, o protótipo do eActros foi lançado e os testes práticos intensivos com clientes tiveram início nesse mesmo ano. O eActros de produção em série, previsto para 2021, terá uma autonomia de bem mais de 200 quilômetros. Em setembro de 2020, a Daimler Trucks apresentou o Mercedes-Benz GenH2 Truck, um caminhão-conceito movido a célula de combustível com autonomia de até 1.000 quilômetros ou mais com sua versão de série para o exigente transporte rodoviário de longa distância. Os testes com clientes estão planejados para começar em 2023 e o início da produção em série está previsto para a segunda metade desta década.
Também em setembro deste ano, a Daimler Trucks apresentou sua estratégia tecnológica para a eletrificação de seus veículos, desde aqueles voltados para serviços de distribuição urbana até o transporte internacional de longo percurso, reafirmando assim seu compromisso com os objetivos do Acordo de Paris. Como parte dessa abordagem abrangente, a Daimler Trucks também apresentou pela primeira vez sua nova arquitetura de plataforma modular mundial, o trem de força ePowertrain, que também foi particularmente reconhecida pelo júri.
eActros: zero emissões para transporte em distribuição urbana
As conclusões dos testes junto a clientes do Mercedes-Benz eActros fluem diretamente para o aperfeiçoamento do protótipo visando alcançar em seguida o modelo de produção em série. Até aqui, os testes demonstraram que o eActros movido a bateria é extremamente apropriado para o transporte pesado sustentável em serviços de distribuição. Ele não é de maneira alguma inferior ao caminhão diesel convencional em termos de disponibilidade e desempenho. Entretanto, o eActros de produção em série será significativamente superior ao protótipo atual em alguns aspectos, tais como autonomia, potência e segurança. O eActros de produção em série se igualará assim ao Actros convencional também em termos de carga útil. O eActros será lançado como caminhão de dois eixos e de três eixos. A Daimler Trucks embarcará no veículo um ecossistema que inclui serviços de consultoria para mobilidade elétrica, como análise de rotas, verificação de possíveis subsídios, apoio para a integração operacional de frota e desenvolvimento de soluções apropriadas de infraestrutura de carga.
Em 2020, a Daimler Trucks também apresentou uma prévia do caminhão para longas distâncias movido exclusivamente por bateria, o Mercedes-Benz eActros LongHaul, projetado para cobrir rotas regulares planejáveis de maneira eficiente quanto ao consumo de energia. A Daimler Trucks planeja disponibilizar o eActros LongHaul para produção em série em 2024. Sua autonomia com a carga de uma bateria será de aproximadamente 500 quilômetros.
GenH2 Truck: caminhão-conceito para transporte flexível de longa distância
Na concepção do GenH2 Truck, os engenheiros de Desenvolvimento da Daimler Trucks utilizaram como base os caminhões pesados Actros para longas distâncias no que se refere à força de tração, autonomia e desempenho. A versão para produção em série do GenH2, por exemplo, deverá ter um PBT de 40 toneladas e carga útil de 25 toneladas. Dois tanques de hidrogênio líquido e um sistema especialmente poderoso de célula de combustível possibilitarão esta alta carga útil e grande autonomia, formando assim o núcleo do conceito do GenH2 Truck.
A Daimler Trucks prefere utilizar o hidrogênio líquido (LH2) porque nesse estado químico a transmissão da energia tem uma densidade muito mais alta em relação ao volume do que o hidrogênio gasoso. Como resultado, os tanques do caminhão movido a célula de combustível usando hidrogênio líquido são muito menores. Além disso, devido à menor pressão, são também significativamente mais leves, proporcionando ao veículo maior capacidade de carga útil. Ao mesmo tempo, pode-se transportar mais hidrogênio, o que aumenta substancialmente a autonomia dos caminhões. Isso torna o GenH2 de série comparável aos caminhões movidos a diesel para transporte em longas distâncias, em que a demanda diária de energia é alta. (Carga & Transporte)