Frota & Cia
Segundo dados do Banco Nacional de Empregos – BNE, houve aumento de 21% no número de vagas na área de logística neste ano. Dessa forma, de janeiro a outubro deste ano somaram 14.063 oportunidades, no ano passado, no mesmo período foram 11.600 vagas no setor.
De acordo com o CEO do BNE, Marcelo de Abreu, há uma razão para esse aumento durante um ano tão difícil. Em razão da pandemia, com o fechamento do comércio e das medidas de distanciamento social, alguns setores apresentaram crescimento, como o setor de logística e e-commerce. “Os consumidores tiveram que se adaptar e implementar novos hábitos dentro de casa, e dentro desses novos costumes estão as compras on-line”, explica.
Além do aumento de demandas no setor de e-commerce e delivery, por exemplo, o setor de logística que é responsável pelo planejamento, controle de produção, recebimento e entregas dentro da empresa, precisou expandir para que as empresas dessem conta das altas demandas durante a pandemia.
De acordo com os dados, no mês de março deste ano o número de vagas foi superior ao ano passado, sendo respectivamente 1.399 e 865. Já em abril e maio de 2020, a queda foi brusca para 463 e 797 oportunidades disponíveis nesses meses. No mês de junho e julho marcam o crescimento significativo das vagas com 1069 e 1591 respectivamente.
“Os dados são bem expressivos, pois demarcam exatamente o período em que o mercado de trabalho foi afetado pela pandemia, bem como, os meses que marcaram a retomada do comércio e o afrouxamento das medidas de isolamento”, finaliza Marcelo. (Frota & Cia/André Garcia)