Jornal do Carro
A Alemanha anunciou um plano robusto para estimular a eletrificação dos veículos. O projeto prevê a injeção de 3 bilhões de euros nas fábricas locais. E a BMW aproveitou o ensejo para anunciar sua reforma. A empresa não vai mais produzir motores a combustão no país.
A fábrica de Munique, onde fica a sede da montadora, receberá um investimento de 400 milhões de euros até 2026 para produzir veículos elétricos e componentes. Com a mudança, a montagem dos motores de 4, 6, 8 e 12 cilindros será transferida para a Áustria e a Inglaterra.
No comunicado, a montadora informa que os motores de 8 e 12 cilindros passarão a ser produzidos na fábrica de Hams Hall, na Inglaterra. Enquanto isso, os demais propulsores de 4 e 6 cilindros serão fabricados na unidade de Steyr, na Áustria.
No comunicado divulgado na úçtima quarta-feira (18), Milan Nedeljkovic, membro do conselho da BMW responsável pela produção, disse que as fábricas já produzirão modelos elétricos em breve. “Até o final de 2022, todas as nossas fábricas alemãs produzirão pelo menos um carro totalmente elétrico”.
Gama de elétricos
O anúncio da BMW, evidentemente, ocorre em paralelo ao desenvolvimento de novos produtos. Para os próximos anos, a montadora planeja lançar, por exemplo, versões totalmente elétricas dos sedãs de luxo Séries 5 e 7. Os modelos serão produzidos em Dingolfing.
Já a unidade de Regensburg vai montar o SUV X1 em versão a eletricidade. E a fábrica de Munique, a mais importante do grupo, será a responsável pela produção do i4. Por essa razão, as unidades localizadas na região da Bavária concentrarão os investimentos.
Até a virada de 2022 para 2023, todas as fábricas alemãs da BMW farão ao menos um carro elétrico. (Jornal do Carro)