Jornal do Carro
A Chevrolet anunciou um recall para o Tracker e o Cruze por possível risco de incêndio. O problema averiguado pode ocorrer pela liberação do líquido presente no acumulador de pressão do sistema start-stop. Desse modo, os modelos com o chassi abaixo deverão passar por reparo gratuito.
Segundo a montadora, os modelos fabricados entre os anos de 2018 e 2020 podem apresentar defeito na tampa do acumulador do start/stop, acoplado a transmissão. É possível que a tampa se solte e o fluido da transmissão automática vaze.
Se o líquido entrar em contato com superfícies quentes, pode-se iniciar um incêndio no compartimento do motor e causar lesões físicas graves ou até fatais aos ocupantes do automóvel.
É necessário agendamento para o Recall
Por isso, a fabricante instrui os proprietários, cujos modelos estão envolvidos no recall, a entrarem em contato com a rede de concessionárias e oficinas autorizadas para agendarem um horário para o reparo. Possivelmente será necessária a substituição do acumulador. O contato pode ser feito pelo site www.chevrolet.com.br ou pelo telefone 0800-702-4200. Vale reforçar que o conserto é gratuito e o tempo estimado para reparação é de até 1 hora.
Chassis envolvidos no Recall
As unidades do Chevrolet Tracker são modelos 2018 e 2019 fabricados a partir de 18 de abril de 2018 até 13 de julho. Os respectivos chassis são 3GNCJ8CZ1JL370551, 3GNCJ8CZ7JL364303, 3GNCJ8CZ7KL114321, 3GNCJ8CZ9JL382088 e 3GNCJ8CZXJL419374
Já no caso do Cruze, os modelos envolvidos são dos anos 2019 e 2020, fabricados entre 25 de janeiro de 2019 e 17 de setembro de 2020. Os números dos chassis correspondentes são 8AGBN69S0KR116379, 8AGBN69S0KR129285 e 8AGBP69S0LR115032.
Neste caso, o Start/Stop trata-se da tecnologia que permite o desligamento automático do motor em paradas breves. Com a justificativa de economia de energia, o sistema desliga o motor assim que o motorista aciona o freio e o veículo para por pouco tempo, em trânsitos engarrafados ou em semáforos vermelhos.
Para reativar o motor, basta o motorista liberar o freio ou acionar o acelerador. Em modelos com transmissão automática, é necessário um acumulador de pressão que garante a pressão ideal dentro do câmbio para o carro engatar automaticamente a primeira marcha. (Jornal do Carro)