Planta de produção de grafeno de Caxias vai atuar em projetos da Ford no Brasil

Pioneiro

 

O UCSGRAPHENE, planta de produção de grafeno em escala industrial da Universidade de Caxias do Sul, vai prestar serviços tecnológicos para a fábrica da Ford no Brasil, sediada em Camaçari, na Bahia. Juntamente com a empresa Zextec Consultoria, a unidade vai atuar em projetos de engenharia para componentes e em outras aplicações em nanotecnologia, além de fornecer a matéria-prima. O acordo tem prazo de dois anos, podendo ser estendido e ampliado para outras filiais da montadora.

 

Em operação desde março de 2020, o UCSGRAPHENE já fez outras parcerias importantes. No segmento automotivo pesado, a Marcopolo foi uma das primeiras a estabelecer parcerias. A HM Rubber, sediada no município de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, deu início à inclusão de grafeno caxiense na fabricação de borracha líquida modificada. Mais recentemente, foi feita a primeira exportação do material, para Portugal, onde será aplicado nas indústrias automotiva e aeronáutica.

 

O coordenador do UCSGRAPHENE, professor Diego Piazza, revela otimismo quanto à abertura de perspectivas trazidas pelo acordo com uma marca de nível mundial como a Ford: “Uma parceria com uma empresa do porte da Ford nos faz avançar na meta de nos tornarmos referência, na América Latina, em prestação de serviços tecnológicos relacionados ao grafeno”. (Pioneiro/Babiana Mugnol)