Iveco entrega 216 ônibus para o Caminho da Escola em outubro

Diário do Transporte

 

O Programa Caminho da Escola, do Governo Federal, segue movimentando o mercado de ônibus brasileiro. A Iveco informou que entregou 216 ônibus escolares em outubro.

 

Os veículos, segundo a fabricante, são do ORE 2 (Ônibus Escolar Rural Médio), com chassi Iveco 10-190. Neste ano, a montadora já entregou 84 unidades em agosto.

 

Os veículos fazem parte de um lote total de 1.200 unidades e serão utilizados por estados e municípios conveniados ao programa Caminho da Escola.

 

Em nota, o líder da Iveco para a América do Sul, Márcio Querichelli, afirmou que a negociação reafirma a posição de destaque da marca no fornecimento de ônibus para o Caminho da Escola.

 

“A ação governamental é um passo fundamental para o futuro do país e temos muito orgulho em fazer parte dessa iniciativa com cerca de 8.500 produtos”, disse.

 

Em meio à crise no mercado de ônibus, os segmentos de fretamento e escolares são os que contribuem para que novas unidades sejam fabricadas no Brasil.

 

Além do Caminho da Escola, a marca entregou em agosto 66 unidades do chassi 150S21 para o Departamento Penitenciário Nacional.

 

“No segmento de transporte de cargas vencemos outras licitações. Destaco a venda de um lote de 32 unidades do Tector 150E21 para o Instituto Água e Terra do Paraná, e a entrega de 10 unidades do Tector compactador de resíduos para o Governo Federal”, afirmou o gerente de Vendas ao Governo da Iveco, Renato Perrotta, também em nota.

 

Chassi

 

Em nota, a Iveco informou as especificações técnicas do chassi vendido para o Caminho da Escola, o 10-190. Confira os detalhes, na íntegra:

 

O modelo de 10 toneladas, projetado e desenvolvido no Complexo Industrial da IVECO em Sete Lagoas (MG), tem capacidade para 44 alunos e conta com o Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM) para portadores de deficiência e pessoas com mobilidade reduzida.

 

O sistema posiciona a poltrona do lado de fora do ônibus, o que permite ao passageiro embarcar e desembarcar sentado no seu assento. O DPM não reduz a capacidade de passageiros, como acontece em veículos adaptados que utilizam elevador para cadeiras de rodas, e proporciona uma viagem com o mesmo nível de conforto para todos os passageiros.

 

O chassi possui um motor NEF 4 ID, da FPT Industrial, com quatro cilindros em linha, sistema SCR, atende as normas do Proconve-P7 e é capaz de gerar potência máxima de 190 cv, a maior da categoria. O torque, chega a 610 Nm, disponíveis na faixa de 1.350 a 2.100 rpm.

 

A transmissão utilizada é Eaton FS 6206B, manual, de seis marchas, com escalonamento compatível com as operações rurais e urbanas. O sistema permite condução suave, sem deixar de lado a economia de combustível. O acionamento da alavanca a cabo privilegia a ergonomia.

 

O produto oferece equipamentos como: dispositivo automático de bloqueio de diferencial, que facilita a transposição de atoleiros, chassi com suspensão elevada e reforçada, pneus de uso misto e redução de balanço dianteiro e traseiro, permitindo o fácil acesso a trechos com terrenos irregulares.

 

Também buscando oferecer mais conforto para o motorista, o 10-190 conta com direção hidráulica, embreagem com acionamento hidráulico e dispositivo de bloqueio de ignição com marcha engatada. Para o motorista o resultado é uma viagem mais prazerosa e suave. Já o passageiro viaja com segurança e comodidade.

 

Especificações técnicas do chassi 10-190

 

Comprimento máximo (CT) 9.000 mm

Largura máxima (D) 2.400 mm

Entre Eixos (EE) 4.800 mm

Balanço dianteiro (BD) 1450 mm

Balanço traseiro (BT) 2.750 mm

Ângulo de entrada (A) =25°

Ângulo de Saída (B) =20°

Capacidade Técnica Eixo Dianteiro 3.600 kg

Capacidade Técnica Eixo Traseiro 6.900 kg

Peso Bruto Total 10.500 kg

Tanque de combustível com capacidade de 150 litros

Motor IVECO FPT N4 ID 138 kW (190 cv)

(Diário do Transporte/Jessica Marques)