Jornal do Carro
Em testes finais na China, o Ford Equator foi flagrado nas ruas do país asiático ainda totalmente camuflado. Os cliques mostram o inédito SUV de 7 lugares estacionado na rua, em meio a outros veículos. Uma das imagens mostra o interior com o painel ainda coberto.
O Equator será lançado no mercado chinês no início de 2021, e interessa muito ao Brasil. Irmão maior do recém-lançado Territory, o utilitário de 7 lugares também foi desenvolvido pela Jiangling Motors (JMC), montadora local que tem uma joint-venture com a Ford.
Com 4,91 metros de comprimento por 1,93 m de largura e 1,76 m de altura, o novo SUV da Ford vai desafiar grandalhões como Jeep Grand Commander e Toyota Highlander. Aqui, seria rival para SUVs derivados de picapes médias, como Chevrolet Trailblazer, Mitsubishi Pajero Sport e Toyota SW4.
Também poderia ser candidato a brigar com Chery Tiggo 8 e VW Tiguan Allspace, que também oferecem três fileiras de assentos. Mas o Ford Equator é bem maior. Seu entre-eixos, por exemplo, mede 2,87 metros contra 2,79 m do Tiguan, e os 2,71 m do Tiggo 8.
Sob o longo capô, o novo SUV da Ford tem apenas um conjunto mecânico a gasolina confirmado. O motor 4-cilindros a gasolina 2.0 turbo Ecoboost com 211 cv de potência estará disponível com câmbios manual ou automático de cinco marchas. Já a tração poderá ser traseira ou integral (4×4).
Design chinês
Criado para a China, o Ford Equator naturalmente foi desenhado ao gosto dos chineses, tal como ocorreu com o Territory. O visual dos modelos criados pela JMC não tem uma conexão direta com o visual dos modelos da marca do oval azul criadas nos Estados Unidos, sua terra natal.
Entretanto, isso não deve ser um problema para o Equator, que ostenta traços modernos e elegantes, tanto a dianteira quanto a traseira possuem os conjuntos óticos interligados e totalmente iluminados com LEDs. Ambos possuem aspecto tridimensional, algo cada vez mais comum na indústria. (Jornal do Carro)