Jornal do Carro
A Nissan anunciou a chegada no Brasil das primeiras unidades da nova geração do Versa. No site oficial, a estreia tem até data definida: será no dia 28 de outubro, com live no Youtube às 17h30. O modelo vem importado do México disputar vendas com os sedãs compactos mais modernos. O segmento tem Chevrolet Onix Plus, Fiat Cronos, Hyundai HB20S, Toyota Yaris e Volkswagen Virtus.
A ocasião deve marcar o início oficial das vendas do novo Versa. Com a revelação dos preços. Por enquanto, a Nissan não deu detalhes. Mas é esperado que o sedã venha com bastante conteúdo. A japonesa vai posicionar o modelo acima da geração anterior. Que segue à venda com o nome V-Drive, a partir de R$ 58.990. Os dois irão conviver, preenchendo a faixa até os R$ 90 mil.
Curioso é que, apesar de totalmente reformulado, o novo Versa que vem do México vai usar o mesmo motor da geração atual. A mecânica terá o conhecido 1.6 16V flexível de 4-cilindros, 118 cv de potência e 15,2 mkgf de torque. E os câmbios manual de 5 marchas e automático CVT. Trata-se do mesmo conjunto disponível no V-Drive, que também oferece o 1.0 tricilíndrico flex de 77 cv e 10 mkgf.
Versa não terá motor turbo
Sem previsão de oferecer motores turbo, o novo Versa apostará tudo no design, que tem as linhas mais modernas da marca japonesa. A dianteira lembra um pouco o SUV Kicks, campeão de vendas da Nissan no Brasil, enquanto a traseira remete aos sedãs maiores da empresa, como o Altima, que chegou a ser vendido alguns anos atrás no Brasil. As lanternas horizontais invadem a tampa.
Por dentro, o sedã também é bastante parecido com o Kicks e tem a multimídia centralizada no painel. Os materiais parecem um pouco mais caprichados que no V-Drive. Já no tamanho os modelos sedã bem parecidos, o que deixa o novo Versa bem próximo em tamanho do médio Sentra. Em conteúdo, espere tudo e mais um pouco – desde chave presencial a frenagem automática de emergência.
Segundo a Nissan, o novo Versa encarou mais de 1 milhão de quilômetros de testes para se ajustar às vias brasileiras e sulamericanas. O modelo será o principal lançamento da montadora em 2020. Em setembro, a japonesa encerrou a produção do hatch compacto March na fábrica de Resende (RJ), para onde seguiram as unidades do novo Versa que desembarcaram na capital fluminense. (Jornal do Carro)