Diário do Transporte
O governador de São Paulo, João Doria, anunciou em entrevista coletiva no início da tarde desta segunda-feira, 19 de agosto de 2020, investimentos de R$ 6 bilhões na malha ferroviária do Estado.
Os recursos serão da empresa Rumo Logística e foram inseridos, segundo Doria, no programa de retomada econômica 2021/2022, que foi anunciado na semana passada com boa parte das obras e investimentos que já tinham sido apresentados pelo governo em ocasiões anteriores.
Entre as intervenções anunciadas pela RUMO nesta segunda-feira, estão duplicação, reativação de trechos inativados, modernização de pátios e investimentos nas vias.
Segundo o anúncio, 72 municípios devem ser beneficiados, como Campinas, Catanduva, Cubatão, Limeira, São Carlos, São José do Rio Preto e Votuporanga, “melhorando vida de cinco milhões de pessoas”.
Entre os ramais a serem reativados, segundo nota do governo do Estado, estão Colômbia-Pradópolis (185,6 km) e Panorama-Bauru (369,1 km), que cortam o estado em direção ao Porto de Santos. No primeiro caso, o ramal passa por entroncamentos logísticos em Bebedouro e Barretos; no segundo, atravessa cidades como Bauru e Dracena.
A estimativa é que os investimentos gerem 134 mil empregos.
“Esta ação solidifica a posição do Estado de São Paulo como principal corredor de exportação do agronegócio” – disse Doria
Na mesma coletiva, o presidente da RUMO Logística, João Alberto Abreu, prometeu velocidade média nas vias de carga de 60 km/h e ampliação da capacidade 35 milhões de toneladas por ano para 75 milhões de tonelada.
Além de produtos da região do Mato Grosso, haverá entradas de bens advindos de Goiás e região.
O executivo destacou a implantação de anéis ferroviários para reduzir o impacto do transporte de cargas nos ramais de passageiros.
O benefício ambiental também foi citado por Abreu.
Na apresentação, foi exibida uma compactação entre caminhão e trem.
Um caminhão graneleiro transporta 28 toneladas de carga e um vagão graneleiro, 100 toneladas.
Assim, um trem com 100 vagões leva 10 mil toneladas de carga, o equivalente a 357 caminhões.
Nesta comparação, enquanto que um trem emite 15,82 gramas de CO2, o caminhão gera 100 gramas.
Como havia mostrado o Diário do Transporte, a Secretaria de Fomento, Planejamento e Parcerias do Ministério da Infraestrutura aprovou em 01º de outubro de 2020, o enquadramento, para fins de habilitação ao Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (REIDI) no setor de transportes – Ferrovia, do projeto proposto pela Rumo Malha Paulista S/A.
Com estimativa de investimentos de R$ 5,6 bilhões (R$ 5.578.455.622,00) o Projeto na área de infraestrutura de transporte ferroviário, denominado “Investimentos com Prazo Determinado da Rumo Malha Paulista”, contempla os seguintes serviços e obras:
– Ampliação de 30 pátios de cruzamento;
– Implantação de 5 novos pátios de cruzamento;
– Duplicação de 11 trechos ferroviários;
– Modernização da via permanente da linha tronco;
– Modernização da via permanente dos ramais;
– Investimentos em sistemas ferroviários na linha tronco;
– Aquisição de equipamentos de via; e
– Minimização de conflitos urbanos. (Diário do Transporte/Adamo Bazani/Willian Moreira e Alexandre Pelegi)