Revista do Ônibus
A Fábrica de ônibus Comil Ônibus S.A, informou que em parceria com a fabricante de chassi BYD, o seu primeiro veículo 100% elétrico desenvolvido para operações de linhas rodoviárias de curtas e médias distâncias e fretamento.
A carroceria Campione Invictus 1200, produzida pela Comil sobre o chassi BYD D9F 4×2, já está homologada e disponível para comercialização no mercado interno e externo. Esta carroceria foi escolhida por gerar os melhores resultados e atender às necessidades do cliente rodoviário, trazendo em sua configuração, além do conforto, a tecnologia e a segurança já conhecidas nos veículos produzidos pela Comil Ônibus.
Os passageiros serão favorecidos com o silêncio proporcionado pelo veículo elétrico de 12,8 metros que conta com 42 poltronas semileito e descansa pernas, ar-condicionado com saídas individuais, sanitário e uma capacidade de bagagem diferenciada dos demais veículos já produzidos. O projeto foi concebido para o melhor aproveitamento possível dos espaços disponíveis entre o chassi e carroceria. Outra característica importante está nas portinholas de manutenção das baterias que ficaram individualizadas das demais.
No fator tecnológico, o chassi BYD traz baterias que podem ter autonomia de 300 km, além de 402 cavalos de potência e dois motores elétricos integrados às rodas do eixo traseiro. Em sua configuração interna, encontram-se sistemas de áudio e vídeo, conectores USB e poltrona reservada com elevador para acessibilidade. A segurança é garantida pelos freios a disco com sistema ABS e controle de tração, sensor de estacionamento e câmeras internas.
O diretor da divisão de ônibus da BYD, Marcello Schneider, comenta os benefícios da autonomia do modelo. “Com essa autonomia é possível que operadores façam curtas e médias distâncias com um grande desempenho e economia de operação. Trata-se de uma excelente oportunidade para o mercado de fretamento e o translado entre aeroportos e cidades.”
Tiago Zanette, gerente comercial da Comil Ônibus destaca “A preocupação esteve nos detalhes do projeto, criando uma carroceria diferenciada e customizada para esse modelo de chassi, pensando no melhor aproveitamento do layout estrutural e buscando atender à necessidade do cliente rodoviário”. (Revista do Ônibus)