BMW anuncia recall de carros eletrificados

AutoIndústria

 

O Procon-SP informou nesta quinta-feira, 15, que a BMW está realizando recall de carros eletrificados da marca fabricados entre 2 de março e 21 de setembro deste ano. Estão na lista os modelos i8 Roadster, 330e M Sport, 745Le M Sport, 530e M Sport, X5 xDrive45e M Sport, X3 xDrive30e, X3 xDrive30e X Line e Mini Cooper S E Countryman ALL 4.

 

No comunicado, a fabricante alemã informa ter verificado a possibilidade de ocorrer um possível curto-circuito quando a bateria de alta voltagem estiver completamente carregada em função de eventual contaminação por impurezas decorrentes do processo de produção do equipamento.

 

“Nesse caso, não se descarta a possibilidade de incêndio nessa bateria e acidentes fatais ou que resultem em danos físicos e/ou materiais aos ocupantes e terceiros”, revela a empresa.

 

O recall será feito em duas etapas. A princípio a BMW está orientando os proprietários dos referidos volumes como devem proceder no momento para evitar eventuais problemas. A segunda fase ocorrerá assim que a empresa estabelecer as melhores medidas para o reparo do referido defeito.

 

Nessa primeira etapa, a BMW alerta que os proprietários não devem carregar seus veículos na rede elétrica, “mas sim adotar imediatamente algumas orientações, a serem configuradas por meio do display central do veículo, a fim de manter a carga da bateria de alta voltagem em níveis mínimos”.

 

Além disso, ainda segundo o comunicado, para todos os modelos envolvidos nessa campanha o proprietário não deverá utilizar as funções de trocas de marchas manuais, modo Sport da alavanca de câmbio, nem as aletas de troca de marchas posicionas atrás do volante.

 

Para mais informações a BMW oferece o telefone 0800 019 7097, de segunda a sexta-feira das 9h às 18h. O Procon, por sua vez, informa que os consumidores que sofreram algum tipo de acidente poderão solicitar, por meio do Judiciário, a reparação dos danos eventualmente sofridos. (AutoIndústria)