Jornal do Carro
Depois de tanto falar sobre mobilidade e até criar um setor para o desenvolvimento de carros futuristas, a Hyundai bateu o martelo e promete lançar uma linha de carros voadores a partir de 2028. A ousada iniciativa conta com parceria de outra gigante no setor de mobilidade urbana, a Uber.
A empresa acredita que o uso de um carro que não necessita do solo é uma revolução para o trânsito do qual estamos acostumados. Em entrevista ao The Detroit News, Jaiwon Shin, chefe da unidade de mobilidade aérea urbana da Hyundai, afirma que “as pessoas que estão sempre presas no trânsito vão perceber como é conveniente se deslocar em veículos aéreos. É quando veremos a demanda explodir”.
Essa demanda promete mover uma indústria trilionária nos próximos anos. Analistas do banco Morgan Stanley preveem que o transporte aéreo individual poderá se tornar uma indústria de até US$ 2,9 trilhões em 2040.
Contudo, a Hyundai antecipa que já em 2024 os veículos estarão prontos. Mas para garantir os protocolos de segurança, infraestrutura e regulamentos governamentais, a marca estende sua meta para 2028. A fabricante, no entanto, afirma não querer ser a pioneira no setor. Mas sim a primeira com o produto certo.
Desenvolvimento em conjunto com a Uber
O desenvolvimento dessa tecnologia ocorre em conjunto com a Uber Technologies. Ou seja, as empresas trabalham para que, no futuro, os motoristas do aplicativo também possam pilotar carros aéreos.
A parceria com a Uber não é novidade. Na feira de tecnologia CES de 2019, a dupla de apresentou o Hyundai Elevate, conceito de um veículo elevado por hastes e rodas independentes, simulando pernas.
Na CES deste ano, a montadora sul-coreana junto com a startup, mostrou o veículo voador, chamado na época de S-A1. O conceito mais se parecia com um helicóptero e prometia transportar até cinco passageiros. Espera-se que em um segundo momento, ele possa ser autônomo.
Claro que, antes do modelo ser lançado para o público, serão necessárias normas que estabeleçam uma licença para este novo tipo de condutor, bem como garantir que o novo transporte não atrapalhe as rotas de voo, por exemplo.
A Hyundai também trabalha com uma opção de transporte de mercadorias e cargas, que possam levar até 300 kg. (Jornal do Carro)