Scania faz documentário com experiências de transporte eficiente e sustentável de cidades colombianas

Diário do Transporte

 

Qual o impacto que um sistema de transporte mais eficiente e sustentável propicia na vida das pessoas e no desenvolvimento das grandes cidades?

 

A Scania, um dos principais fabricantes de caminhões pesados, de ônibus e de motores industriais e marítimos, decidiu responder a essa questão por meio de um documentário, chamado “Transportando pessoas, Mudando vidas”.

 

Feito em formato de série, com cinco episódios, a fabricante vai divulgar em suas redes sociais (Facebook, Instagram e Youtube) o primeiro capítulo já nesta segunda-feira, 05 de outubro de 2020. Os outros quatro episódios seguirão na sequência, sempre às segundas-feiras.

 

Os cenários de todos os episódios estão focados no TransMilenio e no Transcaribe, corredores exclusivos de ônibus BRT do transporte público de Bogotá e Cartagena respectivamente. Segundo a fabricante, são sistemas que operam com sucesso há vários anos.

 

Para garantir o desenvolvimento de um transporte eficiente, a Scania relata que conseguiu introduzir mais de 1.000 ônibus articulados e biarticulados movidos a gás natural comprimido (GNC), reduzindo as emissões de CO2 e de material particulado lançados na atmosfera.

 

Em uma segunda etapa, mais 1.000 ônibus da marca, também movidos a gás, serão adquiridos e usados no TransMilenio.

 

“A Scania é a empresa líder na transição para um sistema de transporte mais sustentável. Como atores-chave no ecossistema de transporte, sabemos que somos parte do problema das emissões de poluentes. Mas, também queremos ser parte da solução. Temos a responsabilidade de oferecer produtos e serviços rentáveis ??e eficientes, mas acima de tudo com o mínimo de impacto ambiental”, afirma Márcio Furlan, diretor de Marketing e Comunicação da Scania no Brasil.

 

Para Furlan, “os ônibus a gás são uma solução de mobilidade excepcional, e a websérie contará como foi construída esta história de sucesso na Colômbia e seus resultados”.

 

São perto de 3 milhões de pessoas usando os dois sistemas de transporte diariamente em Bogotá e Cartagena, o que torna as operações desafiadoras em termos de transporte público de passageiros.

 

“Estamos orgulhosos do trabalho realizado na Colômbia e dos excelentes dados obtidos. Saber que estamos contribuindo para a melhoria de vida nas grandes cidades e das gerações futuras nos motiva a continuar neste caminho de liderar a mudança para um sistema de transporte mais sustentável”, conclui Furlan. (Diário do Transporte/Alexandre Pelegi)