AutoIndústria
Com o objetivo de ampliar sua capilaridade e também seus negócios na área de serviços, a Mercedes-Benz decidiu investir em uma estrutura inédita de peças e serviços para atendimento rápido em postos de combustíveis.
O primeiro Truck Center da marca, destinado aos clientes de caminhões, ônibus e vans, foi inaugurado há quatro meses em parceria com a concessionária Mardisa. Está localizado em um posto de gasolina na BR 101, em Tanguá (RJ).
Outros dois também já entraram em operação – um em Roseira, SP, em parceria com a De Nigris, e outros e Patos, PB, junto com a Unidas). Mais três serão inaugurados em 2021.
De acordo com Silvio Renan, diretor de peças e serviços ao cliente da Mercedes-Benz do Brasil, o Truck Center oferece assistência básica, como revisões preventivas e serviços previstos nos planos de manutenção. Ele não revelou o investimento no projeto, mas garantiu que é bem menor do que o necessário para criar uma estrutura completa como a de um concessionário.
“A ideia é estar ainda mais perto dos clientes e oferecer serviços que assegurem a disponibilidade de seus veículos, sem que necessariamente eles tenham de ir a um concessionário que pode estar fora de sua rota. Isso traz qualidade e conveniência para o motorista que está em trânsito realizando o transporte de carga, como também segurança e tranquilidade para o gestor da frota”.
Além de ter a parceria do posto de combustível, o Truck Center sempre será administrado pela concessionária da área e poderá atender clientes de outras marcas se houver disponibilidade na linha Alliance, da própria empresa.
A rede Mercedes-Benz, a maior do País na área de pesados, tem quase 280 pontos de atendimento em todos os estados do País, sendo 180 concessionários, 99 oficinas dedicadas em clientes e nove lojas da SelecTrucks, unidade de seminovos.
Durante entrevista online para revelar o projeto Truck Center, Renan informou que a Mercedes-Benz ampliou negócios na área de serviços em 12% este ano. “Os meses de abril e maio foram os mais difíceis, mas a recuperação veio na sequência e o balanço anual de 2020 é melhor do que o de 2019”.
O diretor destaca que os diversos canais online criados para incrementar o relacionamento com os seus clientes foram decisivos para movimentar a área de serviços. A empresa lançou, há quatro meses, o atendimento do Service24h por WhatsApp, assegurando apoio rápido e eficiente em qualquer lugar do País e a qualquer hora.
Outra novidade apresentada na mesma época foi o showroom virtual para vendas de caminhões, desde leves até extrapesados, ônibus urbanos e rodoviários e linha Sprinter da Mercedes-Benz (www.showroommercedes-benz.com.br). Na tela, segundo Renan, o cliente tem tudo o que precisa: vendas de veículos comerciais, transações com usados da SelecTrucks, ofertas de peças e serviços, além de negócios do Banco e Consórcio da própria marca. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)