Mais do que um SUV, Lynk & Co lança sistema de mobilidade na Europa

AutoIndústria

 

A Lynk & Co, marca de veículos eletrificados criada pela chinesa Geel e sua controlada Volvo, apresentou nesta quarta-feira, 30, o utilitário esportivo 01, seu modelo de estreia na Europa. Junto com o SUV, a marca revelou ainda sistema de assinatura que permite compartilhamento com outros assinantes do serviço e até mesmo sublocação do automóvel por meio de plataforma da marca.

 

A assinatura do SUV 01 na Europa custará em torno de € 500 mensais, já com a opção de alugar o veículo para outros membros associados ao serviço da Lynk & Co. A empresa admite que os clientes até poderão lucrar com o veículo, caso possam sublocar com frequência.

 

“Estamos oferecendo uma solução radical para uma nova geração de clientes conectados que desejam mobilidade em seus próprios termos. A indústria automotiva continuou com um modelo de distribuição e propriedade que existe há 100 anos. Estamos mudando isso. Nosso objetivo é simplificar a propriedade, inovando e redefinindo como os carros são comprados, adquiridos, conectados, atendidos e usados. Existimos para mudar a mobilidade para sempre”, afirmou Alain Visser, CEO da Lynk & Co International, que acumula passagens por várias outras montadoras.

 

Os primeiros 01 híbrido e híbrido plug-in começarão a rodar pelas cidades europeias a partie de abril de 2021, cinco anos depois do surgimento da Lynk & Co. Para rodar com um deles, os consumidores poderão comprá-los online ou offline – o preço para mercados europeus será revelado nas próximas semanas, mas na China custa cerca de US$ 24 mil – online ou offline ou fazer uma assinatura mensal ou pagar pelo uso por meio do aplicativo Lynk & Co.

 

Uma vez com o veículo, o assinante poderá definir preços e condições da sublocação do veículo, incluindo locais de retirada e entrega de carros. É possível compartilhar a chave digital para que outros membros utilizem o carro alugado.

 

A taxa mensal também pode ser dividida entre várias pessoas – permitindo que compartilhem um único carro – e inclui seguro e manutenção na rede de concessionárias da Volvo. A assinatura pode ser cancelada com um mês de antecedência, mesmo as já pagas.

 

A versão europeia do SUV 01, derivado da plataforma Compact Modular Architecture (CMA), a mesma do Volvo XC40, já traz modificações técnicas e estéticas com relação ao modelo vendido na China há cerca de quatro anos.

 

Contará com motor híbrido e outro híbrido plug-in, que assegura 70 km de autonomia somente com eletricidade, e interior revestido em material feito de linhas de pesca recicladas. Não há opcionais, a única escolha do cliente será a cor e o motor.

 

A conectividade é outro destaque do 01. Ele tem navegação online, aplicativos de terceiros, câmera de mídia social e sua própria nuvem. Por meio dela, a Lynk & Co pode verificar as condições do veículo, resolver problemas e avisar ao associado o momento da manutenção programada. Tudo incluído no preço da assinatura.

 

A Lynk & Co terá ainda presença física nas principais cidades de sete países europeus, mas, em vez de concessionárias tradicionais, por meio do que a empresa prefere chamar de “clubes”, centro de convivências, compras e eventos para os membros associados. O primeiro será aberto nas próximas semanas em Amsterdã, Holanda, e o segundo logo antes do fim do ano em Gotemburgo, Suécia. (AutoIndústria/George Guimarães)