Vinte caminhões Volkswagen reforçam frota do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul

Revista Torque

 

Vinte veículos da Volkswagen Caminhões e Ônibus vão reforçar a frota do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS). Os caminhões estão na proposta vencedora da licitação promovida pela corporação em dezembro de 2019 e vencida pela Mitren – empresa implementadora de viaturas de bombeiros, com sede em Santa Cruz do Sul (RS). Todos os veículos são modelo Constellation 17.280 4×2 equipados com Transmissão Automática Allison.

 

“Estes veículos são customizados, desenvolvidos e produzidos sob o olhar da área de Engenharia de Veículos Especiais da Volkswagen Caminhões e Ônibus, levando em conta as necessidades do Corpo e Bombeiros do Rio Grande do Sul e cumprindo as exigências e especificações técnicas do edital. É mais um exemplo da nossa engenharia sob medida”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

 

Entre as customizações realizadas nos veículos estão a transmissão automática Allison S300, com seis velocidades à frente e uma à ré; preparação para governador de pressão, permitindo controle preciso do regime de pressão da bomba de incêndio; baterias adicionais e alternador de 120 amperes, a fim de suportar toda a instalação elétrica e os equipamentos de uma viatura de bombeiro.

 

De série, os Constellation 17.280 contam com motor MAN D08, que entrega potência máxima de 277 cv e torque de 1.050 Nm. O propulsor tem tecnologia EGR para controle de emissões, dispensando o uso de Arla 32. Os veículos da família Constellation também são referência no mercado em atributos como robustez e confiabilidade. À Mitren cabe a missão de transformar estes caminhões em viaturas do tipo “Auto Bomba Salvamento” (ABS).

 

“O Auto Bomba e Salvamento implementado pela Mitren é um veículo moderno e multifuncional que alia em um mesmo veículo as funções de combate a incêndio, salvamentos e resgate, proporcionando agilidade no atendimento aos mais diversos tipos de ocorrências”, afirma Cássio Rockenbach, gerente comercial da Mitren.

 

Os veículos foram totalmente projetados para atender as necessidades do CBMRS. Para isso, são equipados com uma bomba de vazão 2.850 litros por minuto a 10,5 kg/cm² de pressão, sistema de dosagem de espuma, bem como torre de iluminação comandada por controle remoto, com quatro holofotes, totalizando 30.000 lumens de fluxo luminoso para operações noturnas. A carroceria é construída em alumínio e possui amplos espaços para acondicionamento de materiais acessórios utilizados nas diversas funções que o veículo oferece. (Revista Torque)