Centro Universitário disponibiliza gratuitamente carregador de carros elétricos para população

Blog do Ricardo Ribas

 

Recentemente, o Centro Universitário Facens disponibilizou por meio de uma parceria com a startup Incharge, um carregador para carros elétricos. Qualquer pessoa pode usufruir, de forma gratuita, do dispositivo. A ideia é disseminar a ideologia do uso do carro elétrico e, com isso, contribuir para a sustentabilidade e com o meio ambiente. A Facens é a primeira instituição de ensino do estado de São Paulo a ter um posto gratuito de recarga elétrica para veículos.

 

A Incharge é uma startup de Santa Rita do Sapucaí (MG) e a única fabricante nacional de carregadores para carros elétricos. De acordo com Ricardo Bovo, consultor técnico no Smart Campus Facens, a empresa parceira fomenta conceitos que, para o Centro Universitário, são pilares importantes, como empreendedorismo, inovação e sustentabilidade.

 

“Temos a intenção de, futuramente, instalar mais carregadores como este pelo campus. Afinal, eles são úteis para três tipos de público: moradores, visitantes e viajantes, que podem inserir a cidade na rota para recarregar o carro. Sorocaba tradicionalmente foi rota dos Bandeirantes, que viajam para o interior, por que não retomar nossa vocação histórica e voltarmos a ser o ponto de apoio dos viajantes com veículos elétricos? Sorocaba também pode ser inserida em rotas de entregas com vans elétricas, o que não era possível antes, pela falta de carregador na região”, explica Bovo.

 

O dispositivo da Facens é de 22KW/h, ou seja, semirrápido. A maioria dos modelos carrega com 7KW/h, quer dizer que, dependendo do modelo do carro, pode levar entre 3 horas e 7 horas para completar a carga. Normalmente, 1 hora de recarga possibilita que o veículo rode 50 km. A cada hora de recarga de um carro no Centro Universitário, 12Kg de CO2 deixam de ir para a atmosfera.

 

Em decorrência da pandemia de Covid-19, existem protocolos que os visitantes que desejam entrar no campus e usufruir do carregador devem seguir, a fim de assegurar a saúde de todos. O carregador fica disponível para o uso de segunda à sexta-feira, entre 8h e 18h. Para saber mais sobre o assunto, ouça o podcast com Ricardo Bovo. (Blog do Ricardo Ribas)