Frota & Cia
O presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil, o empresário Sérgio Habib, decidiu sair na frente das grandes montadoras de veículos comerciais, ao anunciar o lançamento no mercado brasileiro do primeiro caminhão totalmente elétrico produzido em série. O veículo importado da China abre caminho para a adoção de uma nova matriz energética – a eletrificação – nas operações de transportes, notadamente para aplicações urbanas. Além do caminhão, a JAC Motors apresentou também a primeira e única picape 100% elétrica produzida no mundo – a JAC iEV 330P -, capaz de transportar até 800 Kg de carga útil e com uma autonomia de 320 km, segundo o fabricante.
O caminhão, batizado de JAC iEV 1200T, tem 7,5t de PBT e capacidade de carga de 4.000 Kg, com preço de lançamento fixado em R$ 349.900,00. Seu motor elétrico desenvolve 67,2 kwh de energia e as duas baterias de fosfato de ferro-litio possuem uma autonomia estimada de 200 Km. Elas podem ser carregadas em corrente contínua ou alternada no intervalo de 2 horas e 13 horas, pela ordem.
Pedro Mendes, diretor de Operações da JAC Motors garante que o preço inicial muito mais elevado que um caminhão similar a diesel não será empecilho para a comercialização do produto. “Com 150 mil Km o veículo já se paga, o que equivale a cerca de 3 anos em operações urbanas”, garante o executivo. “Além do mais, as baterias foram concebidas para durar 850 mil Km, sem contar os ganhos com o uso da energia limpa para o meio ambiente e para a imagem das empresas que adotarem essa tecnologia”, completa.
Entrega em quatro meses
Em complemento, o diretor explica que mais de 100 unidades já foram vendidas, para serem entregues nos próximos meses. Os clientes são grandes corporações que tem compromisso com a sustentabilidade socioambiental e precisam prestar contas de suas ações. O comprador paga 50% do valor do veículo no ato do pedido e o restante quando for entregue, cerca de quatro meses depois, quando chega da China.
O executivo lembra que a JAC Motors é uma das montadoras precursoras, em nível mundial, no desenvolvimento de veículos 100% elétricos. Segundo ele, a empresa iniciou os estudos em 2008 e hoje seus “iEV´s” (Intelligent Electric Vehicle) já se encontram na sétima geração. “Não sem motivo, a JAC Motors é o quinto maior fabricante mundial de BEV (Battery Electric Vehicle) e responsável por 5% das vendas de modelos 100% elétricos comercializados na China”, completa.
De acordo com Sergio Habib, a eletrificação não pode ficar circunscrita a uma iniciativa de Marketing, objetivando aprimorar a imagem da marca ao torná-la amiga do meio ambiente. “Resolvemos assumir a vocação de buscar um mundo melhor e investimos seriamente numa significativa evolução do nosso modelo de negócio. Nossa família de veículos elétricos assume o protagonismo na marca. A ideia é chacoalhar o mercado e instantaneamente dar várias opções de compras em segmentos diversificados”, explica o empresário. (Frota & Cia/Jose Augusto)