Jornal do Carro
Em meio à flexibilização da quarentena, quem tem de voltar ao escritório certamente está preocupado. Sobretudo os que utilizam transporte coletivo. Para quem não quer ou não pode comprar um veículo, o carro por assinatura pode ser uma ótima opção. O serviço oferece veículos por um tempo maior do que a locação. Os preços das mensalidades variam de cerca de R$ 750 a R$ 7 mil.
Nesses valores estão incluídos todos os custos. Como documentação, seguro e revisões obrigatórias, por exemplo. Despesas com combustível, multas e estacionamento, por exemplo, ficam por conta do motorista.
Uma das primeiras empresas a atuar no setor foi Porto Seguro. Lançado em 2016, o Porto Fácil oferece veículos por períodos que vão de 12 a 24 meses. O motorista precisa ter uma ideia de quanto irá rodar por ano ano. Há opções de 6 mil a 60 mil km anuais. Quanto mais o carro rodar, maior será o preço da assinatura.
Preços da assinatura
Os planos de assinatura de carros partem de R$ 999 por mês. Esse é o preço da mensalidade de Renault Kwid com limite de 6 mil km por ano. Os contratos mais caros incluem SUVs como o Volkswagen T-Cross 1.4 Highline 250 TSI. Nesse caso o valor mensal é de cerca de R$ 3 mil.
Gerente do Porto Seguro Carro Fácil, David Pereira diz que o diferencial é que a assinatura é sempre de modelos zero-km. “Você não vai compartilhar o carro com mais ninguém. Quando o carro for devolvido, será vendido como seminovo e vai para um outro mercado”. O contrato inclui o seguro da Porto Seguros para automóveis, que também oferece serviços de assistência residencial.
Aumento na procura
Pereira afirma que o segmento está em expansão. De acordo com ele, a procura cresceu cerca de 15% considerando o período de pré-pandemia, no início de março.
A locadora de veículos Unidas tem um programa semelhante. O Unidas Livre conta com carros zero-km e quilometragem entre mil e 5 mil km por mês. O tempo de contrato varia de 12 a 40 meses. Por R$ 755 mensais o interessado pode sair rodando a bordo de um Fiat Argo Drive 1.0 com câmbio manual. O contrato é por um ano e o limite de quilometragem é de mil km por mês.
A empresa oferece até modelos premium, como o Audi Q5. A mensalidade para o SUV da marca alemã é de R$ 7 mil. A gama de modelos da empresa inclui hatches e sedãs compactos, sedãs premium, picapes, SUVs compactos, médios e premium.
Outra grande companhia no setor de locação de veículos também expandiu sua frota para a área de assinatura. A Movida tem em sua oferta modelos como Fiat Mobi, VW Virtus, Fiat Toro, Renault Captur e Jeep Compass. Os custos variam de R$ 978,30 a R$ 2.216. O tempo de contrato varia de um a dois anos bem como a quilometragem, de 1 mil a 2 mil km mensais.
A Movida ainda oferece esse tipo de franquia a modelos seminovos. Neste caso, o contrato é exclusivo de 12 meses com quilometragem máxima de 3 mil km ao mês. Devido ao carro não ser 0 km, o contrato torna-se um pouco mais barato. Nessa modalidade, entram na gama outras classes como minivans e modelos de luxo.
Diversos segmentos
A Localiza Hertz também trabalha com o contrato de carros novos. Assim como as outras empresas, o conjunto de veículos abrange hatches, sedãs e SUVs compactos e médios, além de comerciais leves. O contrato pode ser de 12, 24 e 36 meses e a franquia mensal é de 1 mil, 2 mil ou 3 mil km mensais.
Vale lembrar que despesas relacionadas a revisões, manutenções, e IPVA já estão inclusas nos contratos. O seguro também já vem inserido, mas cada empresa oferece um tipo de cobertura diferente. É possível ter condutores adicionais, porém depende da política da empresa sobre a quantidade de motoristas e o seguro para os mesmos.
A Osten Group, rede de concessionárias de carros premium também entrou nesse segmento, só que ofertando carros de luxo para pessoa física ou jurídica. Chamado de Osten Fleet, a contratação é feita mediante aprovação de crédito, comprovação de renda e consulta no Serasa.
Os preços ficam na faixa de R$ 4 mil a R$ 6 mil reais mensais. Se quiser contratar um BMW Série 3, 320i GP durante dois anos com limite de 1 mil km por mês, por exemplo, a cobrança mensal é de R$ 5.190. Destaque do grupo para a disponibilidade de veículos híbridos e elétricos como BMW i3, Jaguar I-Pace e Land Rover Range Rover Sport PHEV HSE. Segundo a Osten, o contratante pode “personalizar todo o automóvel, como a cor dos bancos por exemplo”.
Itens variados por assinatura cativam os viciados em carros
Você provavelmente já deve ter se deparado com um desses clubes por assinatura, desde aqueles que entregam vinhos e bebidas à maquiagens e artigos para animais. Como não poderíamos ser esquecidos, hoje existe um grupo especialmente para os apaixonados por carros – os gearheads
Atuando no mercado março desse ano, o Carclub veio para suprir o nicho dos gearheads. Por R$ 49,90 ao mês, o assinante recebe itens que variam mensalmente entre camisetas, bonés, itens de limpeza e aromatizantes automotivos, revistas, colecionáveis e chaveiros. A marca garante que seus produtos são exclusivos.
O proprietário da empresa, o curitibano Leonardo Reis, de 23 anos, conta que a empresa abriu assim que a pandemia forçou os governantes a fecharem o comércio. “No primeiro mês eu fiquei bem preocupado, pois teve um confinamento (lockdown) em Curitiba. No fim deu tudo certo e estamos seguindo até hoje. Crescemos bastante durante a pandemia.”
Leonardo sempre foi apaixonado por carros e no ano passado surgiu a vontade de empreender. “Pesquisando bastante sobre o assunto, achei esse nicho de clubes por assinatura bem interessante. Foi onde eu descobri que o Brasil não tinha nenhum relacionado a carros”. Hoje já são mais de 5 mil assinantes.
Lavagem a seco
Se você é adepto da limpeza de carro a seco e utiliza o serviço com frequência até para isso tem assinatura. A rede DryWash oferece dois tipos de lavagem sem o uso de água. De acordo com o CEO da empresa, Lito Rodrigues, são dois modelos de assinatura recorrente. “Ilimitado para um carro e ilimitado para dois ou mais carros”, explica. No modelo para um carro, o cliente paga R$ 192,00 por mês. Para dois ou mais carros, paga-se por veículo R$ 169,00 por mês”. (Jornal do Carro)