Motor 1
O Mercedes-Benz GLB prepara sua chegada ao mercado brasileiro. A fabricante iniciou a pré-venda do crossover em suas concessionárias, programando as entregas para outubro. Neste primeiro momento, ele virá em versão única, a GLB 200 Launch Edition, por R$ 299.900, equipada com o motor 1.3 turbo de 163 cv e com capacidade para 7 passageiros. A marca havia prometido também o GLB 35 para este ano, mas ainda não dá indícios se os planos mudaram.
Na versão 200 Launch Edition, o Mercedes-Benz GLB vem equipado com o sistema multimídia MBUX, com uma tela de 10” sensível ao toque e inteligência artificial, atendendo a comandos de voz. O painel de instrumentos também é um display de 10”. Ainda conta sensor de ponto cego, carregador wireless e assistentes de condução semi-autônoma, como controle de cruzeiro adaptativo e assistente de mudança e manutenção de faixa. Completando os equipamentos estão as rodas AMG de 19” e o teto solar elétrico panorâmico.
Como trata-se da opção mais básica do GLB, ele é equipado com o motor 1.3 turbo de quatro cilindros, que entrega 163 cv a 5.500 rpm e 25,5 kgfm a 1.620 rpm (mesmo do Classe A Sedan). Ele foi desenvolvimento em parceria com a Renault e é usado em modelos como Duster e Captur na Europa. Com este propulsor, o GLB vai de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e tem velocidade máxima de 207 km/h, enquanto o consumo pelos testes no Velho Continente é de 16,6 km/litro. A transmissão é a automatizada 7G-DCT de dupla embreagem e 7 marchas.
O GLB nasceu como uma alternativa ao GLA para quem tem família e precisa de mais espaço. Ele mede 4,634 metros de comprimento, 1,834 m de largura, 1,658 m de altura e tem um entre-eixos de 2,829 m. Isso faz com que tenha 10 cm mais de entre-eixos e 22 cm mais de comprimento do que o GLA. Além disso, ele tem capacidade para 7 pessoas.
Durante o Salão de Frankfurt 2019 (Alemanha), a Mercedes-Benz havia dito que o GLB chegaria primeiro na versão esportiva AMG 35. Ela conta com o motor 2.0 turbo de 306 cv e 40,7 kgfm de torque, combinado à uma transmissão DCT de 8 marchas e com tração integral. Atualmente, é a variante mais cara e rápida do crossover. A promessa era que chegaria ao nosso país ainda em 2020. (Motor 1/Nicolas Tavares)