Picapes médias estão em alta no Brasil

Jornal do Carro

 

O segmento de picapes médias está em alta no mercado brasileiro. Colabora com isso o setor de agronegócio, que tem passado praticamente imune pela pandemia e é um grande consumidor desse tipo de veículo.

 

As novas Mitsubishi L200 e Chevrolet S10 acabam de chegar ao Brasil. Em breve virão as atualizações da Toyota Hilux e da Nissan Frontier, além da inédita Peugeot Landtrek.

 

Da S10, o destaque é a versão de topo, High Country, que ganhou dianteira inspirada na da versão esportiva ZR2 da “irmã” Colorado, vendida nos Estados Unidos. A picape média renovada traz ainda novos equipamentos, como conexão Wi-fi para até sete aparelhos por meio de um modem 4G integrado, central multimídia atualizada e seis air bags, entre outros.

 

Hilux

 

A Toyota, por sua vez, deve lançar a nova Hilux até o fim deste ano. A picape argentina, que lidera as vendas do segmento no Brasil, traz novos faróis, para-choques e grade dianteira, além de apliques plásticos nas caixas de roda.

 

Atrás, as lanternas foram redesenhadas. A suspensão, que ganhou novos amortecedores e molas, ficou mais firme graças também ao acerto similar ao da série especial esportiva GR-S.

 

Sob o capô, o motor 2.8 turbodiesel de quatro cilindros foi mantido, mas traz nova calibração. A potência subiu de 177 cv para 204 cv e o torque passou de 45,9 mkgf para 51 mkgf. A central multimídia, herdada do Corolla, traz integração com Android Auto e Apple Car Play.

 

Outra novidade é o pacote Safety Sense, também presente no sedã, que inclui frenagem automática de emergência, alerta de risco de colisão, monitor de faixa de rolamento e controlador de velocidade adaptativo.

 

Peugeot

 

A Landtrek será feita no Uruguai em sistema de CKD (as peças vêm de outras fábricas). A picape foi desenvolvida com a chinesa Changan e deve chegar ao Brasil em 2021.

 

A Peugeot terá duas opções de motor de quatro cilindros: 1.9 a diesel de 150 cv e 2.4 a gasolina de 210 cv, ambos com turbo. Para o Brasil, o mais cotado é o turbodiesel. Nesse caso, haverá apenas câmbio manual. Em conjunto com o propulsor a gasolina haverá transmissão automática de seis velocidades.

 

A Nissan fará investimentos de US$ 130 milhões (cerca de R$ 700 milhões) para produzir a Frontier na Argentina. Parte dos recursos servirá para reestilizar a picape, que virá entre o fim de 2021 e o início de 2022.

 

A empresa também investirá no desenvolvimento de fornecedores locais. Até agora, muitas peças vêm da planta de Barcelona, na Espanha, que deve ser fechada no fim de 2021. (Jornal do Carro)