FCA é nomeada em ranking TOP 100 Open Corps

Motor Mais

 

A FCA (Fiat Chrysler Automobiles) foi nomeada como uma das 100 empresas líderes em open innovation no Brasil pelo ranking TOP 100 Open Corps. Elaborada pela 100 Open Startups, plataforma que conecta startups a grandes empresas, a lista faz parte do Ranking 100 Open Startups e avalia o engajamento de grandes companhias no ecossistema de inovação brasileiro. O ranking foi divulgado nesta semana durante a edição especial da XII Open Innovation Week (Oiweek), maior encontro de inovação aberta do Brasil.

 

“Na FCA, a inovação aberta nos ajuda a ampliar a nossa consciência em um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo. Grandes oportunidades demandam competências e conhecimentos que nem sempre dispomos. Mobilizar parceiros e startups em um processo de cocriação para o desenvolvimento de soluções nos traz agilidade e vantagens competitivas em um mercado em transformação acelerada”, afirma Mateus Silveira, gerente de Inovação e Conectividade de Produto da FCA. “A inovação aberta estimula e alimenta uma cultura dinâmica e plural e nos ajuda a surpreender os nossos clientes, indo além de suas expectativas. E foi acreditando nisso que surgiu o Hub FCA, um ponto de encontro de dimensões, pessoas, gerações e culturas na nossa organização”, acrescenta. A FCA já se conectou a cerca de 30 startups brasileiras, compartilha com elas suas competências e, através delas, busca ampliar a base de conhecimento que dinamiza a inovação.

 

Segundo o levantamento realizado pela 100 Open Startups, nos últimos 12 meses, 1.635 companhias estabeleceram parcerias com startups, número que representa um crescimento exponencial de 20 vezes, em cinco anos de dados apresentados pelo movimento. “O ranking mede o relacionamento das grandes empresas com as startups e constata a consolidação deste mercado. Open Innovation já é uma realidade no país e vem crescendo exponencialmente porque existe um mercado real, que é comprovado pelos números apresentados”, comenta Bruno Rondani, fundador e CEO da 100 Open Startups.

 

Referência para o mercado, o Ranking 100 Open Startups utiliza critérios objetivos, vinculados estritamente com as relações de negócios estabelecidas entre startups e médias e grandes empresas – aquelas com mais de 100 funcionários ou faturamento superior a R$ 100 milhões no ano. Em 2016, quando foi publicada a primeira lista, o mercado brasileiro possuía 82 empresas, 108 startups e 859 relacionamentos de open innovation. Atualmente, o são 1.635 companhias e acumula 2.018 startups que fizeram inovação aberta no país e realizaram 12.436 negócios neste último ano. (Motor Mais)