AutoPapo
A Chevrolet lançou a linha 2021 do Traiblazer, que chega às concessionárias da marca em setembro: o SUV de 7 lugares da Chevrolet recebe as mesmas atualizações que S10 2021: visual, mudanças mecânicas e estruturais, além mais equipamentos de série, como o Wi-Fi nativo e o sistema de frenagem autônoma de emergência auxiliado pelo assistente de frenagem inteligente.
O Traiblazer 2021 será vendido apenas na versão Premier 2.8 TD AT6 4×4. A principal mudança visual é a adoção da grade com a “gravatinha” deslocada do centro para o canto. Mas, ao contrário da S10 2021 High Country, onde ela é toda preta, no SUV de 7 lugares ela tem as barras cromadas. O Trailblazer 2021 tem preço de R$ 269.850
O farol é de LED e o para-choque também foi modificado e passa a contar com aplique central em cor diferenciada e uma moldura na parte inferior, projetada para melhorar o ângulo de ataque. O posicionamento mais elevado dos novos faróis auxiliares proporciona maior proteção às lâmpadas e melhor poder de iluminação em determinadas situações.
De acordo com a Chevrolet, a câmera de ré também foi melhorada. O item, que já contava com alerta de tráfego cruzado, passa a projetar imagens de alta definição. Outra inovação é a função de engate com linha-guia específica, zoom para facilitar a operação de acoplamento e a possibilidade de acionamento temporário da câmera traseira em plena viagem para uma checagem da situação do reboque.
Como na picape S10, o Trailblazer 2021 conta com controle eletrônico de oscilação do trailer. Este sistema é capaz de identificar alguma instabilidade dinâmica da carreta e acionar seletivamente os freios do SUV para minimizar o efeito.
Equipamentos
Como era de se esperar, o Traiblazer 2021 está equipado com o Wi-Fi nativo com conexão para até sete dispositivos, incorporada na última geração do multimídia MyLink. A novidade é a projeção sem fio para Android Auto e Apple Car Play.
O Trailblazer já oferecia itens como seis airbags, alerta de colisão frontal, alerta de saída involuntária de faixa, alerta de ponto cego e controle eletrônico avançado de estabilidade e de tração. Na linha 2021, há a disponibilidade do sistema de frenagem autônoma de emergência, que freia o veículo automaticamente ao identificar uma situação de risco envolvendo o veículo à frente ou um pedestre que esteja cruzando a dianteira.
Além disso, ele ganhou reforços estruturais.
Este recurso funciona de 8 km/h a 80 km/h e pode mitigar ou mesmo evitar um acidente. Ele entra em ação quando percebe que o condutor está distraído ou que o veículo logo à frente realizou uma manobra abrupta.
O Trailblazer utiliza também a câmera deste sistema, localizada no alto do para-brisa, para ajudar o condutor numa frenagem de emergência. Imagina a cena: o motorista está na estrada, percebe uma situação de perigo, e freia. Mas caso o sistema entenda que a pressão aplicada no pedal não será suficiente, o carro intensifica a força de frenagem automaticamente.
Lista de itens de série do Trailblazer Premier 2021: acabamento interno premium, sistema de áudio de alta fidelidade, banco do motorista com regulagem elétrica, sensor de chuva e crepuscular, sistema de controle em declives, assistente de partida em aclives, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, entre outros.
O veículo acomoda até sete ocupantes em três fileiras de assentos em diferentes níveis de altura; a terceira fila de bancos tem sistema de climatização individual e ajustável. O porta-malas tem capacidade que vai de 205 litros a 1.830 litros.
Motor com nova turbina e recalibrado
O Chevrolet Trailblazer 2021 é equipado com um motor 2.8 turbo diesel que recebeu uma nova turbina e atualização do software da central eletrônica que deixam as acelerações mais progressivas, reduzindo o efeito turbo lag. Para a integração da nova turbina, a engenharia trabalhou numa nova calibração para o motor de 200 cavalos de potência e 51 kgfm de força. (AutoPapo)