A Voz da Cidade
A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) inicia a produção de seus primeiros caminhões elétricos e-Delivery em sua fábrica-laboratório, instalada no complexo produtivo localizado em Resende. A área, chamada Planta Piloto, é responsável pela definição e confirmação do processo produtivo e treinamento dos processos. Por meio desse mapeamento está sendo realizada a adequação das linhas que abrigarão a produção em série do caminhão elétrico e-Delivery, inédito na fábrica de Resende e no Brasil.
O primeiro veículo que sairá da fábrica-laboratório destina-se ao treinamento da fábrica e dos operadores do Consorcio Modular e representa mais um passo da empresa para o desenvolvimento do e-Consórcio, sistema pioneiro por meio do qual a fabricante fará, em série, o primeiro caminhão elétrico brasileiro, desenvolvido pela sua engenharia, além de viabilizar a mobilidade elétrica no país. Ele junta-se aos outros protótipos que realizam o maior teste de desenvolvimento e validação de engenharia do Brasil, com objetivo de viabilizar a homologação e início da produção do e-Delivery.
Os ensaios são realizados também em laboratórios em todo o país e no campo de provas da VW Caminhões e Ônibus, onde engenheiros especializados da marca conduzem simulações que permitem agilizar o resultado das avaliações. Com um projeto altamente eficiente e a expertise dos profissionais da VWCO, a pista pode representar, em um período de seis meses, o equivalente a dez anos de condições normais de rodagem. “Tal como há 25 anos, quando amadurecemos nosso processo produtivo numa linha experimental em Resende, começamos a consolidar nosso know-how também na manufatura de veículos elétricos. E avançamos no desenvolvimento de um portfólio nesse segmento, focados na validação estrutural, de durabilidade e outros requisitos funcionais do caminhão elétrico e-Delivery”, arma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Além disso, as equipes dedicadas à produção do e-Delivery estão sendo treinadas para as demandas específicas da propulsão elétrica, tais como montagem da bateria e comissionamento do veículo de alta voltagem. O comissionamento é quando o veículo elétrico é energizado pela primeira vez, exigindo procedimentos específicos para lidar com tensões superiores a 600V. Além disso, todas as equipes produtivas já estão sendo capacitadas para aprender a reconhecer e lidar com os processos de segurança deste novo produto na fábrica de Resende.
Toda a infraestrutura da fábrica da VW Caminhões e Ônibus também está em atualização para a nova realidade elétrica: novos carregadores acabam de chegar, com capacidade para recarregar as baterias dos caminhões eDelivery em até 1 hora. Os equipamentos serão utilizados para reabastecer a energia dos veículos de teste da montadora, em ação nos testes de laboratório e rodagens de certificação antes do início da produção em série.
A VW Caminhões e Ônibus é a pioneira no desenvolvimento e produção no projeto de um caminhão elétrico brasileiro e dá mais um passo para o desenvolvimento do e-Consórcio, que tem como empresas parceiras Bosch, CATL, Moura, Semcon, WEG, Meritor e Siemens. Junto da VW Caminhões e Ônibus, formam um modelo de negócios que prevê desde a montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria dos caminhões elétricos, alavancando o comprometimento de toda a cadeia de fornecedores de maneira integrada.
A ideia do e-Consórcio segue o modelo do Consórcio Modular, um sistema de produção único no mundo e revolucionário desde sua criação: nesse modelo, sete fornecedores dividem com a VWCO a responsabilidade pela montagem dos veículos dentro da fábrica, com aumento da produtividade e dos níveis de qualidade e redução dos custos.
Venda recorde
A Volkswagen Caminhões e Ônibus vai fornecer 1.350 caminhões ao Grupo Vamos, braço da Simpar, voltado para locações e vendas de veículos comerciais pesados. Segundo a fábrica situada em Resende, este é o maior acordo da indústria de pesados do País este ano e também um marco para as duas empresas. Recorde histórico, tanto de vendas pela montadora a um cliente, quanto pela locadora na aquisição de novas unidades em lote único. O contrato abrange 20 modelos diferentes de veículos para suprir a demanda do Grupo Vamos, que inclui renovações de contratos e conquista de novos clientes nos últimos meses. (A Voz da Cidade)