Jornal do Carro
Para completar sua linha de esportivos no Brasil, a Mercedes-AMG acaba de lançar os modelos A 45 S e CLA 45 S. Respectivamente, hatch e sedã custam R$ 434.900 e R$ 458.900. O principal chamariz da dupla é o motorzão 2.0 turbo de 421 cv de potência, o quatro cilindros mais potente do mundo.
Equipados com câmbio automatizado de duas embreagens e oito marchas, podem acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 4 segundos (3,9s no hatch e 4s no sedã). Quem auxilia no trabalho é o torque de 51 mkgf, disponível entre 5.000 rpm e 5.250 giros.
Com 115 cv a mais que a motorização 35 AMG – que não sairá de linha na gama da Mercedes-Benz -, a nova motorização permite que a dupla chegue à velocidade máxima de 270 km/h. A montadora alemã diz que a montagem invertida do motor é a responsável por números tão altos.
Outras soluções encontradas pela engenharia da AMG são: turbocompressor e coletor de escape posicionados na parte traseira do motor. O sistema de admissão é, portanto, posicionado na frente. Em resumo, isso permite design mais plano, movendo a posição do motor mais para baixo, melhorando a aerodinâmica da seção frontal.
No mais, o novo arranjo permite dutos de ar amplamente melhorados, com distâncias mais curtas e menos desvios, tanto no lado da entrada como do escape. Isso otimiza a resposta ao comando do acelerador. Outro diferencial do novo propulsor é a inédita injeção de combustível em dois estágios.
Montagem do motor é manual
De acordo com a marca, o novo quatro cilindros é totalmente montado à mão, numa linha de produção completamente nova – sediada na Alemanha. Após o processo, feito por um único montador, é colocada uma plaquinha exclusiva no topo do propulsor.
Tração
Como a intenção é agregar tanto em esportividade quanto em funcionalidade, a linha oferece tração integral 4MATIC totalmente variável. O AMG Torque Control se destaca por meio de duas embreagens multidiscos controladas eletronicamente no eixo traseiro.
Isso permite que a tração possa ser distribuída entre as rodas dianteiras e traseiras e, também, apenas entre as rodas de trás. Para uso em pista, há disponibilidade do modo Drift, que proporciona a sensação de estar guiando um veículo com tração traseira. Na hora de guiar, o motorista tem seis modos de condução disponíveis.
Estética e conteúdo
Visualmente, assim como o sedã, o hatch tem grade e para-choques redesenhados – com entradas de ar maiores. Também diferentemente da versão convencional, conta com alargamento da caixa de rodas – essas, aliás, têm 19″. Pneus têm diâmetros diferenciados: 245/35 (hatch) e 255/35 (sedã). São quatro saídas de escape.
Por dentro, há uso de aço escovado, detalhes em amarelo, bancos esportivos, volante especial, e duas telas digitais com sistema de infotainment MBUX. São três temas de exibição do painel de instrumentos, no total. E a Mercedes-Benz afirma, ainda, que trouxe experiências das pistas de Fórmula 1 para o modelo. Um exemplo disso é o estofamento padrão que – chamado microfibra Dinamica – tem por função aumentar a aderência.
No mais, estão na lista sistemas de condução semi-autônoma, como assistente de ponto-cego, frenagem automática e manutenção em faixa. As tecnologias de espelhamento Apple CarPlay e Android Auto não contam com sistema wireless.
Cores
Além das cores branca, prata e preta, os novatos apostam em uma paleta de cores com mais variedade, trazendo tons como amarelo e azul. Opcionalmente, pinturas foscas, assentos performance e pacote visual que inclui aerofólio e diferentes formatos de rodas.
Os modelos já estão disponíveis no estoque da Mercedes-Benz do Brasil. Segundo os executivos, tudo depende do tempo de trânsito. Ou seja, em São Paulo, CLA 45 S e A 45 S já estarão disponíveis a partir de amanhã. Já, para os municípios mais afastados dos grandes centros, a previsão é de, em média, duas semanas. (Jornal do Carro)