Carro elétrico Sony Vision S entra em testes em vias públicas

Jornal do Carro

 

A Sony está apostando alto em seu carro elétrico e autônomo Vision S. O modelo foi mostrado na edição de 2020 da CES, em Las Vegas (EUA), como um conceito. A empresa japonesa chegou a informar que não pretendia produzir o modelo. Mas, ou os executivos mudaram de ideia, ou estavam apenas despistando. Tanto que o carro está entrando em testes reais em vias públicas de Tóquio.

 

O modelo foi desenvolvido e apresentado pela Sony. O projeto contou com a participação de outras companhias da área de tecnologia, como Bosch, NVIDIA, Continental e Qualcomm. Durante a CES, a Sony informou que o Vision S era apenas uma plataforma para mostrar os sistemas criados pela companhia e seus parceiros.

 

Com estilo de sedã fastback, o Vision S tem dois motores elétricos, um em cada eixo. Isso faz dele um carro com tração nas quatro rodas. A potência combinada equivale a 544 cv e garante aceleração de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. A velocidade máxima é de 240 km/h, de acordo com informações da Sony.

 

Carro da Sony tem internet 5G

 

A Sony não revelou a autonomia do Vision S. A empresa confirmou que o carro mostrado na CES tinha sistemas de direção autônoma de nível 2+, ou seja, tratava-se de um modelo semiautônomo.

 

Mas o modelo tem conexão 5G. Isso permite que seus sistemas “conversem” como outras plataformas, como as de trânsito ou mesmo outros veículos. Tudo em tempo real. Na prática, o carro pode ser atualizado para o nível 4 de condução autônoma.

 

Apesar de o carro estar sendo testado em condições reais de uso, não está certo se será feito em série. É possível que a Sony esteja apenas avaliando o projeto e seus componentes.

 

Esse tipo de teste é comum para garantir que tudo funcione de acordo com o planejado. A empresa pode estar avaliando os dispositivos para oferecê-los à fabricantes de veículos ou outras companhias que fornecem para montadoras. (Jornal do Carro)