AutoIndústria
Em operação no Brasil há apenas 1 ano, a Paccar Financial que continuar crescendo no Brasil apesar dos problemas em curso decorrentes da pandemia da Covid-19. A instituição atingiu uma carteira de crédito de R$ 562 milhões em maio, montante 14% superior aos R$ 495 milhões de dezembro de 2019. Sua expectativa é chegar a R$ 700 milhões em dezembro, o que representaria alta de 41% no período de 12 meses.
Em entrevista online nesta segunda-feira, 29, o diretor geral da Pacccar Financial no Brasil, João Petry, informou que a instituição já financiou mais de 1 mil caminhões DAF em um ano, o que significa que sua participação nas vendas de veículos da marca no País ficou, na média, em 33%.
O executivo admite que o aumento da inadimplência neste momento é uma preocupação geral no setor, mas grande que a Paccar Financial vem procurando seus clientes a partir das dificuldades detectadas em diferentes segmentos, para renegociar e postergar parcelas de acordo com necessidades específicas. “Devido à nossa proximidade com os clientes, nossa taxa de inadimplência este ano está em apenas 0,72%”.
Além disso, a empresa ampliou os prazos de financiamento de 48 para 60 meses, a fim de possibilitar a redução do valor das prestações e melhor atender os clientes neste momento de pandemia. “Em algumas linhas até reduzimos os juros, ofertando hoje taxas a partir de 0,62% ao mês”, destaca Petry.
A financeira iniciou atividades no País com capital de R$ 100 milhões, valor que foi elevado gradualmente para atender as demandas do mercado local e já está em R$ 500 milhões. O CDC, Crédito Direto ao Consumidor, é seu principal produto no varejo, mas a Paccar Financial está trabalhando atualmente para operar também com o Finame. “Essa modalidade, porém, só conseguiremos implantar no ano vem”, informa Petry, adiantando ainda que também há estudos para oferta de leasing no mercado brasileiro.
Com escritório independente dentro do Parque Industrial da DAF, em Ponta Grossa, PR, a Paccar Financial conta hoje com quatro regionais e 35 colaboradores diretos. Além do CDC destinado ao cliente final, a instituição também opera na modalidade Floor Plan, produto voltado exclusivamente à rede de concessionárias da marca.
“De junho de 2019 a maio de 2020, 56% das nossas operações concentraram-se no CDC e 44% no floorplan. A expectativa é que esta relação seja alterada, crescendo as operações de varejo nos próximos meses”, comenta o diretor geral.
“Com a queda da taxa básica de juros, o CDC vem se mostrando uma modalidade de crédito bastante competitiva frente às linhas do BNDES, o que vem atendendo às necessidades dos nossos clientes. De qualquer maneira, estamos trabalhando para o lançamento do Finame em 2021, ampliando nosso portfólio de produtos, a fim de nos tornarmos ainda mais competitivos no mercado”, acrescenta João Petry. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)